quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

10 Anos de Praia Para Todos

Praia Para Todos, o projeto que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias do Rio e em todo o Brasil, está completando 10 anos de existência.  Para celebrar a ocasião, haverá um luau no Posto 3 da praia da Barra da Tijuca no próximo dia 27/01. Além dos criadores, organizadores e participantes do projeto, haverá ainda a presença de jornalistas de diversos segmentos registrando o evento.

Praia de Ramos
Praia Para Todos é um projeto idealizado pelo Instituto Novo Ser, em 2008, com objetivo de desenvolver uma infraestrutura acessível para as pessoas com necessidades especiais poderem acessar as praias da cidade do Rio de Janeiro.

Posto 3 - Barra da Tijuca
A ideia era criar postos com recursos assistivos (cadeiras anfíbias, esteiras, material desportivo e de apoio) e ter uma equipe técnica para desenvolver atividades inclusivas. O projeto foi, sem dúvida alguma, uma grande conquista. Além de possibilitar o melhor acesso às praias do Rio, viabiliza os portadores de necessidades especiais, em especial os cadeirantes, a exercer o seu direito à cidadania. A intenção de fazer do Posto 3 da Barra da Tijuca um modelo pioneiro de acessibilidade foi um exemplo a outros pontos da cidade. A iniciativa tem como objetivo promover mais sociabilidade e despertar a atenção da opinião pública para a falta de estrutura adequada às pessoas com necessidades especiais, além de aumentar a integração destas à natureza e ao esporte.

Posto 3 - Barra da Tijuca
O projeto piloto e inédito no Brasil iniciou no Posto 11, Praia do Leblon no verão de 2009, com o nome de PRAIA ACESSÍVEL – LAZER PARA TODOS. Para acessar a praia, foi usada uma esteira de bambu instalada no ano 2006, pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em parceria com o CVI – Centro de Vida Independente. O acesso era complicado, pois não havia apoio e nem infraestruturas adequadas.

Fabinho Fernandes e Ricardo Gonzalez - Praia de Ramos
Com o apoio da empresa Michelin e da Secretaria Municipal de Turismo, no ano de 2010, surgiu o PRAIA PARA TODOS, que começou a ser implementado nas praias da Barra da Tijuca, Copacabana, Ipanema e no Piscinão de Ramos. 

Inauguração da Rampa de Concreto - Posto 3 Barra.

No ano de 2015, foi inaugurada a primeira rampa de concreto no Posto 3 da Barra da Tijuca, uma grande conquista. Os coordenadores do Instituto Novo Ser e responsáveis pelo projeto, Nena Gonzalez,  Ricardo Gonzalez, Fábio Fernandes e Anderson Fernandes, destacam a importância da rampa de concreto e no quanto ela facilita o acesso à praia sem a necessidade de estender a longa esteira da calçada até a extensão de areia. O Posto 3 da Barra representa um marco do Praia Para Todos e está sendo exemplo para outras praias do Rio e do Brasil.

Equipe organizadora do Praia Para Todos.
Promover mais sociabilidade e despertar a atenção da opinião pública que não oferece estrutura adequada aos portadores de necessidades especiais é a função principal do Instituto Novo Ser. Os frequentadores não têm ideia do trabalho que é organizar esse evento, preparando o local com horas de antecedência para receber os convidados participantes.
Os coordenadores do projeto continuam buscando mais patrocinadores visando oferecer à sociedade outros pontos fixos e acessíveis no extenso litoral carioca.

Nena Gonzalez, Ricardo Gonzalez e amigos.
O jornal Impacto acompanha este belíssimo projeto desde o seu início e se orgulha de continuar esta história. Assim como trabalhamos em defesas de outras causas relacionadas a necessidades especiais, acreditamos que podemos fazer mais, pois temos o dever de veicular grandes ideias. A publicação da exigência de novas regras de transporte para atender as pessoas com necessidades especiais, maior acessibilidade pelas ruas, a continuação do Praia Para Todos em outras localidades deveria ser um compromisso do Brasil sobre os Direitos das Pessoas. Cabe a nós o direito de cobrar para que esta missão seja alcançada. 
(Por Luiz Martins) 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template