quinta-feira, 14 de junho de 2018

Preservação da história ferroviária - Um País fora dos trilhos.


Sobrevivendo quase no anonimato, o Museu do Trem em Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, ainda existe graças aos heróis que trabalham tentando recuperar um patrimônio quase perdido.

Museu do Trem - Engenho de Dentro (RJ)
O local ainda não entrou nos trilhos da programação turística do Rio, e os poucos trabalhadores que estão lá estão tentando recuperar o Museu sem recursos externos. O Sr. Flávio Duarte Macedo, coordenador operacional  do Museu, já conseguiu recuperar parte da iluminação e está trabalhando na recuperação do Jardim.

Sr. Flávio Duarte na recuperação do Jardim


O outro lado do olímpico Engenhão: bens culturais em ruínas.
Ofuscado pelo Estádio Nilton Santos, o Museu do Trem, localizado na Rua Arquias Cordeiro, sobrevive quase no anonimato. Fundado em 1984, fechado duas décadas depois para a construção do estádio (erguido no terreno do museu) e reaberto no ano passado, o espaço recebe poucos visitantes e tem uma rotina tranquila, como a das máquinas que repousam em seu acervo, que durante muitos anos transportaram reis, imperadores e diversas autoridades.

Arquiteturas abandonadas e cobertas por matos
Tempos atrás, estivemos no Museu conversando com o Sr. Bartolomeu, historiador e diretor do museu. Na ocasião, ele nos informou que o local recebia poucos visitantes, pois falta apoio dos órgãos competentes. Ele mencionou que o museu precisava ser incluído nos principais roteiros turísticos organizados pela prefeitura e governo. “Além de precisarmos de uma reforma, para dar um aspecto melhor ao prédio, pois as pessoas que passam por aqui, acham que o museu está abandonado”, disse Bartolomeu.

Patrimônios cobertos por matos
Com a extinção da Rede Ferroviária Federal S.A., em 2007, o museu, que hoje tem o nome de Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro, passou a ser administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN).

ACERVO DO MUSEU DO TREM INCLUI CARROS E DIVERSOS OBJETOS

Entre os importantes acervos do Museu do Trem, inclui a primeira locomotiva que circulou no Brasil, em abril de 1854. Trata-se da Baroneza (grafada com “z”, de acordo com a época). O nome foi dado em homenagem à Maria Joaquina Machado de Souza, esposa do Barão de Mauá, o responsável pela construção da primeira estrada de ferro do Brasil.

A velha Leopoldina caindo aos pedaços
Outra relíquia do século 19 é o carro imperial, que era utilizado pelo imperador Dom Pedro II para ir à residência de verão em Petrópolis. Foi fabricado na Bélgica, em 1886, já no fim do governo do monarca (destituído do poder três anos depois com a proclamação da república).

No acervo, também há um carro usado pelo Rei Alberto, da Bélgica, em sua visita ao Brasil, na década de 1920, quando ele foi a Minas Gerais inspecionar extração de ouro.

O vagão utilizado pelo presidente Getúlio Vargas é outro destaque do museu, que não fica apenas nos trens, mas apresenta vários objetos ligados à história ferroviária. Todos equipamentos do acervo são originais, como faróis de locomotivas, relógios de estações, equipamentos mecânicos para trens e para a construção das ferrovias.

A velha Maria Fumaça da Central do Brasil
O Museu do Trem, pela sua importância na história do Brasil, poderia ser incluído na preservação patrimonial e ser um local de visitação do Rio. Não podemos permitir que se apague uma história tão importante de nosso país.
(Por Luiz Martins)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 coment�rios:

Unknown disse...

É uma pena que um país com todo potencial para se tornar uma potência no Turismo não Invista nesse setor tão importante para a economia de qualquer país.

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template