sexta-feira, 26 de abril de 2019

Capela de Nossa Senhora de Nazaré em Bangu

Foi inaugurada nesta sexta-feira (26/04) no Bangu Shopping,  Zona Oeste do Rio, a Capela de Nossa Senhora de Nazaré. A capela está localizada ao lado do acesso ao Shopping pelo calçadão de Bangu.

Capela de Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora de Nazaré é um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início com uma famosa aparição e milagre ocorridos em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas. No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em Belém do Pará através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas.

Vista interna da Capela
Segundo a tradição, a sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré foi esculpida por São José, sendo mais tarde pintada por São Lucas. No século sexto foi levada para a Espanha permanecendo no Mosteiro de Cauliniana, perto de Mérida, até 711, ano em que após a batalha de Guadalete foi levada para Portugal, onde permaneceu escondida, quase ignorada numa gruta do litoral, até ao ano de 1182, quando o cavaleiro D. Fuas Roupinho, por sua intercessão, foi salvo milagrosamente, conforme conta a Lenda da Nazaré. O título desta invocação veio a dar o nome à vila da Nazaré, onde a imagem é venerada no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. 

Missa para celebrar a inauguração da Capela

O evento contou com a presença de Dom Orani Tempesta, que iniciou a celebração da Missa de inauguração da Capela.

Dom Orani celebrou a missa na inauguração da Capela de Nossa Senhora de Nazaré.
Sexta-feira da oitava da Páscoa. Neste dia em que nos reunimos para celebrar a vitória do Cristo Ressuscitado sobre o pecado e a morte, nos alegramos pela inauguração desta Capela dedicada a Nossa Senhora de Nazaré. Que esta Santa Missa nos recorde que em Cristo, somos mais que vencedores, disse Dom Orani.

Bangu Shopping e a História de Bangu

Bangu Shopping
A história de Bangu está ligada a Fábrica de Tecidos Bangu, que possibilitou grande parte dos avanços ocorridos na região. Inaugurada no ano de 1893, com o nome de Companhia Progresso Industrial do Brasil, a Fábrica de Tecidos Bangu, trouxe o desenvolvimento para a região, tornando o bairro um dos mais popular da Zona Oeste.

A Fábrica Bangu foi uma das principais responsáveis por importantes obras, como a Estação Ferroviária de Bangu, o ramal ferroviário de Santa Cruz e a fundação da Paróquia de São Sebastião e Santa Cecília. Além da construção de casas, vilas e ruas com nomes homenageando áreas da Fábrica, como Rua das Cardas, Rua dos Tintureiros, Rua da Fiação e Rua dos Tecelões. Alguns nomes permanecem até hoje.

No ano de 2000, o prédio da Fábrica foi tombado pelo IRPH (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade), através da Lei nº 3086, mostrando assim sua importância não só para Bangu, como também para a cidade do Rio de Janeiro.

Por décadas, a Fábrica de Tecidos Bangu se firmou como uma das maiores exportadoras de tecidos do século XX tendo fornecido matéria-prima para marcas internacionais, ditando tendências e influenciando o mercado da moda.

O Chaminé relembra a História da Fábrica Bangu
Dois anos após o fim das atividades fabris no empreendimento, o Bangu Shopping se comprometeu, a partir de 2007, a preservar a arquitetura de origem inglesa e a resgatar a história da Fábrica, seguindo um importante plano diretor de manutenção patrimonial em conjunto com o IRPH.

Além dos investimentos no empreendimento, são realizados constantemente eventos e exposições históricas com temas relacionados a futebol, moda, arquitetura e operários, entre outros. Pela importância histórica da Fábrica e por tudo que representa para os moradores de Bangu, o Bangu Shopping tornou-se um ícone da Fábrica Bangu, relembrando um passado tão brilhante.
(Por Luiz Martins)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template