terça-feira, 1 de junho de 2021

Dia Nacional da Imprensa

Dia 01 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imprensa.


Desde 1996 - Sempre divulgando o Rio

Um pouco desacreditada nos dias atuais, a Imprensa sempre teve um papel importante na sociedade e na formação de opinião pública. Partindo da necessidade da informação ao longo dos tempos, desde os desenhos das cavernas, passando pela história oral, pelos idos de Moisés, pela transmissão de notícias dos imperadores romanos, pelos avisos da Idade Média, até chegar ao tabloide, evidencia-se a importância da imprensa para o fortalecimento da cidadania.

A presença das redes sociais mudou um pouco o conceito de valor e a responsabilidade da imprensa. Hoje em dia, todo mundo acredita ser formador de opinião, porém, apesar de todos compartilharem informações, somente os jornais, rádios e emissoras de TV têm respaldo, pois procuram as fontes das notícias antes de publicarem. 

A principal função da impressa é informar os verdadeiros fatos, pois desde século XVI que a imprensa é o principal veículo formador de opinião. As regras éticas do jornalismo têm como o objetivo a neutralidade ao repassar um fato. Nem sempre são acatadas com a seriedade e compromisso que deveriam, mas antes de compartilhar qualquer publicação nas redes sociais, é prudente checar a origem nos sites de órgãos de imprensa. 

O compromisso com a verdade e a precisa apuração dos fatos são elementos fundamentais em um veículo de comunicação, porém a ética está um pouco esquecida por alguns profissionais. A busca pelo furo e a rapidez da notícia, hoje tão exigidas pelos meios de comunicação,  acabam, muitas vezes, prestando um desserviço ao público. 

O Impacto acredita que o jornalismo jamais pode se reduzir a uma mercadoria, e considera os valores morais e éticos essenciais para o bom desempenho do exercício da profissão e, consequentemente, de seus profissionais. 

Nossa proposta é continuar trabalhando com responsabilidade para que a nossa missão seja alcançada plenamente.

(Por Luiz Martins)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template