Transtorno, prejuízos e risco de vida dos passageiros.
Além do transtorno na vida dos passageiros, os roubos de cabos na malha ferroviária causa um prejuízo de milhões a SuperVia.
O que muito gente não sabe, é que o prejuízo de milhões é causado por roubos de cabos sem valor comercial. Tirando os cabos de energia, a maioria dos roubos é de chicotes compostos de fios de sinalização, que não tem valor comercial.
Melhoria no sistema de sinalização e diminuição entre os intervalos dos trens.
Afim de modernizar a malha ferroviária e dar mais segurança na circulação dos trens, no ano de 2012/13, a SuperVia implantou o Sistema de Sinalização de Via (ATP de Via), em conjunto com a implantação do Subsistema de Bordo – SSB, para propiciar o aumento do desempenho operacional do sistema de forma a possibilitar a diminuição dos intervalos, sendo 3 minutos para as linhas 1 e 2 do ramal de Deodoro e 6 minutos nos demais trechos da malha ferroviária.
O Subsistema ATP de Via é composto por um conjunto de equipamentos (Antenas diretivas e codificadores para transmissão de códigos de velocidade aos trens, que faz a transmissão de telegramas através das Balizas), responsáveis pela codificação e transmissão dos Aspectos de Sinais presentes na via (Sinaleiros Ópticos) e restrição de velocidade para o equipamento a bordo dos trens (Subsistema ATP de Bordo). O ATP mantém toda a lógica dos Intertravamentos Vitais dos Sistemas de Sinalização instalados nas linhas da SuperVia.
Quando ocorre um corte de cabo de sinalização, todos os sinais do trecho ficam vermelhos. Por segurança, ele passa a ser controlado por rádio, com auxílio do CCO - Centro de Controle de Operações. Assim, o maquinista só pode dar a partida na composição após autorização por rádio. Isto influencia a circulação de trens, causando atrasos na circulação dos trens. (Por Luiz Martins).
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