segunda-feira, 20 de junho de 2022

Natividade comemora os seus 71 anos com shows

A cidade de Natividade, no Noroeste Fluminense, completa 71 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (20/6). Para comemorar o aniversário, foi montada uma programação de shows que vai até o domingo (24/06), na Avenida Amaral Peixoto. 

Igreja - Foto: Luiz Martins

Natividade é uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. Os habitantes se chamam natividadenses. O município se estende por 386,7 km² e conta com aproximadamente 15.500 habitantes. A densidade demográfica é de 39,6 habitantes por km² no território do município. Vizinha dos municípios de Porciúncula, Varre-Sai e Itaperuna, Natividade se situa a 20 km a Norte-Oeste de Itaperuna,  maior cidade nos arredores. 

Prefeituta - Foto: Luiz Martins

A história de Natividade começou com a colonização das terras que fazem parte do Município, e teve seu início entre 1821 e 1831. O desbravador da região foi José Lannes (ou de Lana) Dantas Brandão que, segundo alguns autores, teria pertencido à Milícia de D. João VI e, segundo outros, teria sido desertor da força pública de Ponte Nova, Minas Gerais.

Na região vieram-se estabelecer, pouco depois, seus irmãos Antônio e Francisco, seu pai, Capitão João F. Dantas Brandão e outros parentes como José Ferreira Cesar, sua mulher D. Maria Angelina da Luz e os índios Puris domesticados. 

Com o nome de Nossa Senhora da Natividade foi o núcleo populacional transformado em Freguesia, em 1861, e elevado à categoria de Vila em 1885, com o nome de Vila de Itaperuna.

Várias modificações político-administrativas se processam na região, até 1890, quando foi criado Município de Natividade do Carangola, sendo a Sede do povoado elevada, à categoria de Vila. Município foi extinto um ano depois e restabelecido em 1947. 

Para comemorar o aniversário, foi montada uma programação de shows que vai até o domingo (24/06), na Avenida Amaral Peixoto.

Programação:

Quarta-feira (20/06) - Banda Álibi e Chapas do Brasil

Quinta-feira (21/06) - Nelson Príncipe Negro

Sexta-feira (22/06) - Bárbara Luquetti

Sábado (23/06) - Júnior & Gustavo

Domingo (24/06) - Batuque de 2 e Hellen Cristina

Natividade ficou conhecida no mundo com aparição de Nossa Senhora de Natividade. 

Foto: Luiz Martins

Diariamente, fiéis prestam homenagem à Nossa Senhora de Natividade, em seu santuário localizado em um sítio próximo de Natividade. Com festividades e romarias, anualmente a comemoração em homenagem a Nossa Senhora é no dia 12 de Julho. 

Sítio das Aparições. 

O Sítio das Aparições fica a apenas 6 km do centro da cidade, e é lá que fiéis de todo o país vão não apenas reafirmar a sua fé, mas também orar, fazer seus pedidos e agradecer. Conhecido como Sítio dos Milagres, é onde há a construção de uma réplica fiel da casa de Maria, em Éfeso na Turquia. Foi lá que o médico e advogado Dr. Sebastião Fausto Barreira de Faria viu a santa por cinco vezes entre as décadas de 60 e 70.

Sítio Santuário Nossa Senhora - Foto: Luiz Martins

Nossa Senhora teria sido vista por cinco vezes pelo médico e advogado Fausto Faria, dono do sítio, no local onde atualmente fica o altar. A presença de Nossa Senhora também é lembrada em missas e orações na igreja de Natividade. 

Santuário de Nossa Senhora de Natividade - Foto: Luiz Martins

No Rio, os organizadores Católicos sempre se reunem e promovem visitas ao local. (Por Luiz Martins)

Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template