segunda-feira, 17 de abril de 2023

Karpowership promove novo ciclo de qualificação para pescadores da Costa Verde

A Karpowership proporciona a formação como Pescador Profissional para cerca de 30 pescadores da região.

Em parceria com a Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá, no distrito de Mangaratiba (RJ), a Karpowership acaba de realizar o segundo ciclo de qualificação profissional para pescadores da Costa Verde, completando a formação de 120 aquaviários na região em apenas 5 meses, essencial para o desenvolvimento econômico e social da comunidade local.

O primeiro ciclo ocorreu em 2022 e contemplou cerca de 90 pessoas na formação em cursos aquaviários – com foco na formação de Marinheiros Auxiliares de Convés e Máquinas, além de Segurança, para embarcações de passageiros. Nesse novo ciclo, cerca de 30 alunos foram contemplados com o diploma de formação de Pescador Profissional (POP1), que legalizará as condições profissionais e habilitação para que possam operar no setor. Uma segunda turma do curso está prevista para junho desse ano.

Os pescadores foram selecionados pelo projeto “Pesca Legal”, que objetiva a melhoria da qualidade de vida e trabalho dos pescadores e pescadoras artesanais mais vulneráveis da Baía de Sepetiba. Esta primeira turma de formandos é composta por pescadores da Associação de Pescadores da Pedra de Guaratiba – APAPG e Pescadores da Associação Z-15, também da região.  Todos passaram por testes obrigatórios de natação e flutuação, fiscalizado pela Marinha.

A Karpowership é responsável por todo apoio logístico e de infraestrutura do curso. A Marinha fez a gestão das aulas e organizou o conteúdo programático, além de ter fiscalizado e acompanhado todo o curso. “Consideramos que esta iniciativa poderá proporcionar alternativas de renda para os pescadores da Costa Verde. Permitirá o exercício legal da profissão, que registra intensa demanda local”, analisa Gilberto Bueno, diretor de projetos da Karpowership no Brasil.

O executivo avalia que os participantes do curso, que majoritariamente vivem em comunidades da região, fortalecerão suas perspectivas de receita com atividades marítimas. Esta ação também visa apoio ao progresso socioeconômico regional, impactará positivamente para o novo desenvolvimento industrial e as oportunidades de geração de empregos dessa área.

Outros parceiros também participam do projeto: a Aalborg, empresa especializada em insumos para os segmentos offshore e onshore, forneceu grande parte das cestas básicas distribuídas aos pescadores durante o período do curso. A Vital Gestão Inteligente em Saúde e Segurança, consultoria e assessoria em segurança do trabalho, saúde ocupacional e medicina preventiva, participou da iniciativa oferecendo aos cursistas todos os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO's), obrigatórios – físicos e psicológicos – exigidos para a qualificação. (Por Luiz Martins)

Fonte: Assessoria de Imprensa da Karpowership 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 coment�rios:

Anônimo disse...

Show

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template