quarta-feira, 30 de agosto de 2023

UERJ é certificada internacionalmente como Universidade Promotora da Saúde

Na Segunda Semana de Promoção da Saúde Universitária, que está acontecendo de 28/08 a 01/09 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aconteceu a certificação internacional da UERJ como Universidade Promotora da Saúde.

 Reitor da UERJ, Mário Carneiro, recebendo a certificação.

O professor Hiram Arroyo, presidente da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), veio diretamente de Porto Rico para conhecer as ações promovidas pela Universidade e certificá-la como uma das Universidades Promotoras da Saúde, fazendo com que a UERJ se junte ao seleto time de universidades certificadas.

A RIUPS é uma rede formada por universidades promotoras da saúde (UPS), criada em 2007, que opera em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). As Universidades Promotoras da Saúde consistem em entidades de Educação Superior que têm desenvolvido uma cultura organizacional orientada por valores e princípios associados ao movimento global da Promoção da Saúde. Para implementar o modelo de Universidade Promotora da Saúde, é necessário estilo de vida mais saudável pela comunidade acadêmica e incorporar o conceito de saúde como responsabilidade social e individual.

Alessandra Nunes, representante da UERJ na RIUPS.

Através da Pró-reitoria de Saúde (PR-5), pelo Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção da Saúde Universitária liderado pelas professoras Alessandra Nunes e Magda Faria, a UERJ solicitou o credenciamento para integrar a RIUPS no fim do ano passado e, na solenidade desta terça-feira, essa certificação foi concedida. 

Representantes da UERJ e das Secretarias 

Depois de sua palestra magna sobre a rede de universidades promotoras da saúde, o professor Hiram Arroyo entregou o documento ao Reitor da UERJ, Mário Carneiro.

Além da certificação, o evento contou com a apresentação de uma nova ferramenta da UERJ, idealizada pela Pró-Reitoria de Saúde e a Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DGTI). O Monitora Saúde é uma inovação criada para entender a saúde da comunidade da UERJ e promover novas ações relacionadas ao tema.

Monitora Saúde  

Ainda no evento do dia, o professor Ricardo Brandão apresentou as ações da UERJ na Agenda 2030 e aconteceu o 1° Colóquio Internacional de Promoção da Saúde, com a presença de professoras da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde e do professor Hiram Arroyo.

Agenda 2030

A Segunda Semana de Promoção da Saúde Universitária ainda conta com as campanhas de doação de órgãos, de sangue e de medula, prevenção ao câncer colorretal; além de zooterapia, apoio à maternidade na UERJ e acolhimento às questões de saúde mental. 

Promoção da Saúde Universitária - equidade, sustentabilidade, inovação e participação social. 


(Por Luiz Martins) Fonte: PR5 - UERJ

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template