Hoje, dia 23 de Junho é o dia Internacional das Mulheres na Engenharia.
Não há dúvidas de que o papel das engenheiras no mercado de trabalho é cada vez maior ganhando o espaço e os reconhecimentos merecidos.
É inegável que a participação feminina nas empresas vem aumentando a cada ano.
Engenheira Enedina Alves Marques |
Ao enaltecer as engenheiras do Brasil, não podemos esquecer a primeira mulher a concluir o curso de Engenharia no estado do Paraná e primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques, símbolo de determinação e inspiração. A escultura em bronze de Enedina foi inaugurada em 15 de janeiro de 2024 e está instalada na rua XV de Novembro. A ação é uma parceria entre a Uninter, agência OpusMúltipla e a Prefeitura de Curitiba.
A história das mulheres no mercado de trabalho
A partir de 1930, com a revolução industrial no Brasil, as mulheres passaram a ingressar no mercado de trabalho, porém com poucos direitos e muitas limitações. A presença no mercado passou a fazer parte da luta de mulheres que almejavam o direito de trabalhar e de conquistar mais liberdade e autonomia.
Após 1970, o panorama começou a melhorar e os números passaram a retratar a contribuição importante das mulheres no mercado de trabalho. A busca por representatividade e igualdade chegou às empresas, o que fez com que a participação feminina fosse reconhecida e considerada uma mão de obra essencial e de muito valor.
Em forma de comemorar e reconhecer a importância delas dentro do desenvolvimento tecnológico, o Reino Unido criou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A data é comemorada todo ano no dia 23 de junho, buscando fortalecer seu espaço dentro da engenharia para superar todos os desafios que a área predominantemente masculina possui.
O Jornal Impacto parabeniza a todas as engenheiras do Brasil, pelos diversos projetos e trabalhos dedicados ao nosso país. (Por Luiz Martins).
1 coment�rios:
Excelente referência as profissionais da engenharia!! Parabéns
Postar um comentário