domingo, 18 de agosto de 2024

UERJ Supera as expectativas na participação no Rio Innovation Week 2024

No Rio Innovation Week 2024, a participação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) teve uma representatividade muito grande vinda de diversas áreas.

Pró-Reitor de Saúde, professor Ronaldo Damião (à esquerda), com os assessores da PR5, professora Tatiane Alves e professor Marcos Lago, e a assessora da FAPERJ, professora Renata Angeli, no Palco Pedro Ernesto.

Tendo o seu Palco Pedro Ernesto como ponto de referência, praticamente todas as áreas da universidade enviaram trabalhos, compartilharam seu conhecimento, se envolveram e dialogaram para que fosse construída uma rica, ampla e diversa programação, recebendo um quantitativo de público muito grande.

Mesas redondas, palestras e exposições de trabalhos levaram à sociedade temáticas inovadoras e o conhecimento na prática, para além da saúde. Meio ambiente, qualidade de vida, arte, cultura, comunicação, promoção de direitos, projetos inovadores na educação, empreendedorismo, estes foram alguns dos temas abordados RIW2024.

Os números finais do Rio Innovation Week (RIW) mostraram que as expectativas em relação ao evento foram muito superadas.

Esta edição do Rio Innovation Week foi revolucionária, atingiu a marca de quase 200 mil visitantes. Tivemos diversos palestrantes, mediadores e expositores que apresentaram projetos inovadores. O que mais nos impressionou foi o enorme interesse das pessoas pelos conteúdos apresentados pela UERJ.

Destaques:

O Estande Central foi um importante ponto de referência da UERJ, um local onde todos se reuniam para se informar sobre os eventos mais relevantes. Serviu como um verdadeiro centro de informações, onde as pessoas compartilhavam notícias, anunciavam eventos, e mantinham-se conectadas com o que estava acontecendo ao seu redor. 

Palestrantes e convidados que debateram sobre tecnologias na educação, no Estande Central.

Além da troca de informações, este espaço virou um ponto de encontro de todos, ou seja: servidores, professores, palestrantes, expositores alunos e visitantes. A UERJ, com sua atmosfera vibrante e acolhedora, desempenhou um papel fundamental em manter o espírito comunitário vivo, unindo as pessoas em torno de um interesse comum: estar sempre atualizados sobre o que acontece na Universidade.

Hupe/Uerj

No Auditório Pedro Ernesto, destaque para a participação dos médicos e professores, que mostraram para a sociedade o que os hospitais e a policlínica vêm fazendo, há muitos anos, em prol da população do Estado do Rio de Janeiro, em termos de transplantes, cirurgias, entre outros serviços. Mostrou o programa de transplantes renais no Hupe/Uerj, seus precursores, e o quanto vem evoluindo ao longo das décadas. Hoje, já são mais de 1.500 transplantes realizados pela UDA.

Foto: Luiz Martins

A nova unidade de Nefrologia, que acaba de ser construída. Trata-se do prédio do Núcleo de Assistência, Treinamento e Pesquisa em Nefrologia e Transplantes (NANT/Uerj), que será inaugurado em breve. Este novo Núcleo tem como objetivo não somente realizar toda a atividade nefrológica, incluindo a realização de transplantes renais, como também de outros órgãos – coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos como córneas, ossos e pele -, oferecendo assistência e campo de pesquisa.

O Navio Oceanográfico Prof. Luiz Carlos

A UERJ apresentou o Navio Oceanográfico Prof. Luiz Carlos, atracado próximo ao Museu do Amanhã foi um dos pontos mais visitados do Rio Innovation Week 2024.

Navio Oceanográfico Prof. Luiz Carlos

Em janeiro de 2020, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) consolidou o projeto de fortalecimento institucional no âmbito das Ciências do Mar através da entrega do navio de pesquisa oceanográfico multiusuário Prof. Luiz Carlos. Este nome foi escolhido em homenagem ao professor Luiz Carlos Ferreira da Silva que ocupou os cargos e funções de professor da Faculdade de Oceanografia da UERJ, Comandante de Mar e Guerra e Secretário Adjunto da Comissão Interministerial de Recursos do Mar (SECIRM), da Marinha do Brasil. Destaca-se o seu papel fundamental para o crescimento e reconhecimento nacional e internacional do curso de Oceanografia da UERJ.

Observatório Adolescente (UERJ)

O observatório é uma plataforma interdisciplinar que reúne dados, informações, oportunidades e eventos atualizados sobre políticas públicas voltadas para o segmento jovem-adolescente. É formado como unidade de pesquisa reunindo estudantes, professores e atores da sociedade articulados a partir das seguintes interfaces das políticas públicas para o jovem-adolescente:

Observatório Adolescente

Questões raciais, de gênero, mundo do trabalho, cultura, religiosidades, mídias sociais, arte, esporte, direito à cidade, política de educação e violência. O observatório produz além de resultados acadêmicos, serviços de apoio a prefeituras para a implantação de políticas públicas para jovens adolescentes, tais como capacitação, assessoria, consultoria e projetos especiais.

Observatório Adolescente

A Uerj chegou ao Rio Innovation Week 2024 por meio de um somatório de forças, conhecimentos, união de corações e mentes. Uma integração envolvendo reitoria, pró-reitorias, unidades acadêmicas, administrativas e centros setoriais.(Por Luiz Martins)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template