terça-feira, 7 de outubro de 2025

Secretaria de Energia e Economia do Mar lança Programa Jovens do Mar no Rio de Janeiro

Iniciativa inédita conecta estudantes da rede pública ao universo científico, cultural e esportivo da Economia Azul.

Foto: Bernardo Meireles

A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) acaba de lançar o Programa Jovens do Mar, uma iniciativa inédita que aproxima estudantes da rede pública do universo científico, cultural e esportivo ligado à Economia Azul. O projeto, iniciado em agosto deste ano, representa um marco na formação de cultura oceânica para a juventude fluminense.

Foto: Bernardo Meireles

O programa é dividido em três partes complementares. Na área acadêmica, os alunos têm experiências práticas a bordo do Navio Oceanográfico da UERJ, participando de aulas de biologia marinha, oceanografia e princípios de navegação – um contato direto com a ciência que revela talentos, desperta vocações e fortalece a consciência ambiental.

Foto: Bernardo Meireles

Na área cultural, em parceria com a Marinha do Brasil, os estudantes exploram a história e a tradição marítima brasileira. O roteiro inclui visitas ao Espaço Cultural da Marinha, ao Museu Naval, ao Navio Rebocador Laurindo Pita, além da emblemática Ilha Fiscal e da réplica da Nau Capitania do Descobrimento, símbolos do patrimônio nacional e da memória marítima.

A aluna Eliane Gabriele, do Instituto de Educação Carmela Dutra, de Madureira, na Zona Norte, participou de uma turma que visitou a Ilha Fiscal. “Nunca tinha tido a oportunidade de vir aqui, mas estou muito feliz de poder conhecer esse lugar maravilhoso, cheio de histórias incríveis. Foi emocionante pisar em um espaço onde pessoas e ancestrais passaram antes de mim. Eu participei da inauguração desse projeto e está sendo a melhor experiência da minha vida!”, disse a estudante do Ensino Médio. 

"O Jovens do Mar é um trabalho que vai muito além de uma atividade escolar, pois representa oportunidade, aprendizado e inspiração para nossos jovens, despertando neles o cuidado com o meio ambiente, o respeito à natureza e a valorização da vida no mar. É um exemplo de como a educação pode abrir horizontes, criar consciência e formar cidadãos mais comprometidos com o futuro", afirmou a professora Nivânia Carvalho, que levou os alunos do Carme Dutra. 

Já na parte esportiva, os jovens vivenciam aulas de vela e remo em barco-escola, em locais como a Enseada de Botafogo. Uma prática que estimula disciplina, espírito de equipe e mentalidade marítima, aproximando ainda mais os alunos do mar.

Para o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, o programa vai além de uma experiência educativa: “O Jovens do Mar é um investimento no futuro do Rio de Janeiro. Estamos oferecendo às novas gerações oportunidades únicas de aprendizado, cultura e esporte, despertando nelas o orgulho da nossa tradição marítima e a consciência do potencial transformador da Economia Azul. Nosso objetivo é formar jovens preparados, conscientes e inspirados a transformar o oceano em conhecimento, inovação e oportunidades para o estado.”

As escolas da rede pública estadual (Ensino Médio), interessadas em participar do programa, podem enviar um e-mail para:  jovensdomar@seenemar.rj.gov.br Por @luizgmartins

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template