quinta-feira, 21 de maio de 2026

De Executiva a Conselheira – Você também pode

Em De Executiva a Conselheira – Você também pode!, Sonia Consiglio transforma a própria transição de carreira em um guia estratégico sobre liderança, reposicionamento profissional e acesso aos Conselhos de Administração.

Sonia Consiglio

Em um mercado em que os Conselhos de Administração assumem papel cada vez mais decisivo no futuro das empresas, um dado ainda chama atenção: apenas 16% dessas cadeiras são ocupadas por mulheres no Brasil, segundo o IBGC 2025. É nesse contexto que surge De Executiva a Conselheira – Você também pode!, novo livro de Sonia Consiglio, publicado pela Heloisa Belluzzo Editora.

Com a precisão de quem viveu a transformação na própria pele, Sonia conduz o leitor por uma das mudanças mais silenciosas - e menos discutidas - do ambiente corporativo: a passagem do fazer executivo para o orientar estrategicamente. Mais do que uma autobiografia profissional, a obra se apresenta como um manual contemporâneo sobre transição de carreira, liderança, reputação e construção de legado.

Depois de três décadas ocupando posições de liderança em grandes empresas, Sonia precisou redesenhar a própria trajetória diante de uma ruptura inesperada. A pergunta que atravessa o livro é simples, direta e profundamente atual: “Quem sou eu sem um sobrenome corporativo?”.

A partir dessa reflexão, a autora constrói uma narrativa que dialoga com milhares de profissionais que enfrentam reinvenções, encerramentos de ciclos e a necessidade de reposicionar sua atuação em um mercado que exige cada vez mais visão estratégica, influência e capacidade de decisão.

“O livro é sobre liderança feminina e legado. Quero deixar algo de mim para quem o ler. Escrevo o que gostaria de ter lido quando fiz minha transição de carreira”, afirma Sonia.

Ao longo da obra, a autora desmonta a ideia de que ocupar um Conselho é consequência automática de uma carreira executiva bem-sucedida. Segundo ela, trata-se de uma nova profissão, que exige desapego operacional, visão sistêmica, habilidade política, escuta ativa e capacidade de influenciar decisões de alto impacto.

“O futuro importa mais do que o passado. Conselho não é reconhecimento, é responsabilidade”, defende.

Com linguagem acessível, bastidores reais e reflexões práticas, Sonia mostra que chegar a um Conselho não depende apenas de currículo ou cargo, mas da construção consistente de reputação, ética, repertório e relacionamento ao longo do tempo.

A publicação também reúne contribuições de 55 conselheiras que atuam em grandes empresas do país, compartilhando experiências, aprendizados e conselhos para mulheres que desejam ampliar sua presença nos espaços de poder e influência.

Entre os principais pontos abordados no livro estão:

A transição da atuação técnica para a estratégica;

O papel do networking construído com autenticidade;

A importância da ética como valor inegociável;

A necessidade de aprendizado contínuo;

E o desafio de influenciar sem ocupar o centro da operação.

Em um momento em que diversidade, governança e sucessão entram definitivamente na pauta das empresas, De Executiva a Conselheira – Você também pode! amplia uma discussão urgente: quem está preparado para ocupar as cadeiras que decidem o futuro das organizações — e por que ainda são tão poucas as mulheres nesses espaços.

Mais do que explicar como chegar a um Conselho, o livro propõe uma reflexão sobre identidade, coragem e reinvenção profissional em tempos de transformação. O livro pode ser adquirido pela Amazon no link: Link
O lançamento no Rio de Janeiro será no dia 10 de junho às 18h30 na livraria Travessa de Ipanema.

SERVIÇO LIVRO:

Título: De Executiva a Conselheira
Subtítulo: Você também pode!
Autora: Sonia Consiglio
ISBN: 978-65-87803-37-1 Páginas: 84
Preço: R$ 62,00 Link

O lançamento no Rio de Janeiro será no dia 10 de junho às 18h30 na livraria Travessa de Ipanema.

E como um presente aos leitores da obra, Sonia Consiglio reúne e conecta seu leitor, de forma generosa e colaborativa, aos depoimentos e “Dicas de Ouro” de 55 mulheres que hoje ocupam cadeiras em Conselhos de grandes empresas do país. Ao trazer diferentes trajetórias, visões e conselhos práticos, Sonia reforça seu compromisso em ampliar horizontes para outras mulheres no ambiente corporativo, estimulando uma rede de apoio, inspiração e fortalecimento feminino nos espaços de decisão. A seguir, algumas de suas Conselheiras.

Cristina Pinho

A coragem foi o que me moveu a fazer a transição de carreira, e é a mesma que hoje me acompanha nas reuniões de Conselho. Aprendi que é preciso arriscar-se, para ocupar o próprio espaço e contribuir de forma genuína. Quando somos guiadas por propósito — e também pelo amor — o risco deixa de paralisar e passa a nos impulsionar.”

Sandra Comodaro

“Ser Conselheiro/a exige experiência, sagacidade e leitura além do óbvio. Não se chama um/a Conselheiro/a para repetir consensos, mas para enxergar o que ainda não foi visto e com muito senso de responsabilidade. Conselho não é lugar para decisões fáceis. Quem entra em Conselhos precisa decidir o que se sustenta no tempo. É decidir como se o negócio fosse seu. ”

Rosana de Passos Pádua

“Para obter a primeira posição em Conselhos e Comitês, é fundamental que seu networking seja acionado; afinal, mais de 80% das posições são feitas por indicação. A primeira coisa que faço quando assumo um Conselho é pedir o mapa de riscos, ferramenta essencial para uma boa governança.

Heloisa Belotti Bedicks

“Entrar no mundo dos Conselhos exige uma mudança de mentalidade: sair da lógica da execução e assumir uma visão mais ampla, estratégica e de julgamento. É fundamental investir em formação em governança e compreender bem o papel fiduciário e os limites entre gestão e Conselho. Reputação, ética e preparo técnico ajudam a abrir portas; relações de confiança garantem a continuidade. Conselho não é título, é responsabilidade. ”

Marise Barroso

“Se o seu desejo é ocupar uma cadeira em um Conselho, comece antes mesmo de deixar o papel executivo. Busque espaços onde você possa exercitar esse olhar — instituições do Terceiro Setor, por exemplo, que já operem com boas práticas de governança. E não se esqueça de levar com você o feminino que a trouxe até aqui — a escuta verdadeira, a intuição afiada, a visão de longo prazo e o cuidado com as relações. É justamente isso que fará a sua presença no Conselho não apenas relevante, mas transformadora.”

Iêda Aparecida Patricio Novaes.

“Arrume sua bagagem com um amplo conhecimento em governança corporativa, um network de Conselheiros e headhunters e as suas competências, conhecimentos e soft skills, para contribuir estrategicamente no Colegiado. E, se couber, leve também uma experiência em Conselho de ONG. Sucesso!”

Geovana Donella

“Conselho não é cargo, é reputação construída bem antes do convite chegar. Entregue consistência com visão estratégica, ética inabalável e a arte de fazer as perguntas essenciais. Nas empresas familiares, maturidade emocional para navegar dinâmicas, conflitos e legados define Conselheiros/as indispensáveis.”

Sobre a Autora: Sonia Consiglio atua com Sustentabilidade/ESG, Comunicação e Investimento Social Privado há mais de três décadas. É Conselheira de Administração, membro de Comitês de Sustentabilidade, articulista, palestrante, professora e uma comunicadora apaixonada. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo a primeira mulher brasileira a receber esse importante título de Pioneira. Instagram: sustentabilidade_by_me

Outras obras da autora, por Heloisa Belluzzo Editora:

#VIVIPRAVER – A história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG, 2021

#SOBREVIVI – O que li, aprendi e vivi no meu luto, 2024

#VIVIPRAVER2 – 5 anos de coluna no Valor Investe, 2025

Sobre a Editora: ‘Heloisa Belluzzo’ é uma Editora Boutique que nasceu em 2014 com a missão de dar voz ao público feminino, inspirar e motivar a escrita feminina. Com o lema “As mulheres precisam ser lidas”, criou um atendimento diferenciado de consultoria para escrita e inclusão de novas autoras. Hoje, com mais de 60 obras publicadas, a Editora acolhe autores de todos os gêneros, celebrando a diversidade, com mentoria e publicação de livros que impactam públicos diversos, transformam e merecem ser lidos! Publica especialmente livros de não-ficção, autoajuda, biografias, empreendedorismo e negócios. Instagram: heloeditora. Por @luizgmartins
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template