quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Sistemas Elétricos e suas manutenções ou a falta delas

Segundo especialistas, o sistema elétrico do Amapá não tem um plano de manutenção,  segurança ou “backup”.

Foto: Luiz Martins

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o Brasil, abriu uma investigação com prazo de 30 dias para apurar as causas e responsabilidades.

Foto: Luiz Martins

Instabilidade de tensão acontece quando o sistema é incapaz de atender à demanda das potências. A ocorrência é devido ao aumento de carga desordenada diferente do que foi projetado, ou seja, cargas excessivas nos transformadores e perda nas linhas de transmissão com grandes carregamentos.

Foto: Luiz Martins

O sistema fica altamente estressado, quando a tensão atinge valores inaceitáveis, e apresenta um comportamento instável e o resultado é o colapso, e a  interrupção  do fornecimento de energia aos consumidores, causando os mais diversos prejuízos econômicos e sociais.

Tempos atrás, as empresas tinham setores especializados, com profissionais capazes de testar os equipamentos que compõem os sistemas elétricos, verificando aterramentos,  isolamentos dos condutores, pára-raios,  óleos isolantes dos transformadores, buchas dos transformadores, etc.

Alguns setores especializados em testes como CEPEL - Centro de Pesquisas da Eletrobrás, são encarregados de fazer simulações e testes dos equipamentos.

As empresas de engenharia especializadas em projetos elétricos, mantinham o IEEE - Institute Electrical and Electronics Engineers, responsável  por diversos estudos sobre sistemas.

Não sei se tudo isso ainda existe, mas parece que não.

A manutenção é fundamental em todos os sistemas, e nos sistemas elétricos eles são obrigatórios.

Foto: Luiz Martins

Entre os problemas causados por incêndios, roubos de cabos, etc., o aterramento de um sistema é um fator determinante no quesito segurança em sistemas elétricos.

O aterramento de um sistema, apresenta duas etapas de funcionamento: permanente e ocasional. É necessário inspecioná-lo constantemente para efetuar a conservação e/ou renovações no sistema de aterramento.

Quando mantida a resistência de um aterramento em seu valor inicial de projeto, é assegurado o bom comportamento do sistema de aterramento, o que mantém a segurança das pessoas e dos equipamentos envolvidos.

Foto: Luiz Martins

Isso se faz com inspeções, testes e medições das resistividades do solo. O valor de resistência do solo muda de acordo com a mudança de tempo, ou seja, tempo muito seco (aumenta a resistividade), ou tempo muito molhado (abaixa a resistividade). Dependendo da situação, é necessário  desenvolver o tratamento do solo, já que uma boa manutenção consistirá em conservar um contato perfeito entre os eletrodos de aterramento e o terreno, ou seja, manter uma união perfeita nas conexões e manter a resistividade do terreno em seu valor de projeto.

(Por Luiz Martins)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template