terça-feira, 20 de abril de 2021

Associação Sociocultural Semearte.

Associação Sociocultural Semearte celebra nova fase de atividades na Rocinha.


Desde 2013, a Cia Semearte, na Rocinha, transforma a vida de crianças e adolescentes moradores da maior comunidade da América Latina através da cultura. Após sete anos de atividades, o projeto se tornou a Associação Sociocultural Semearte e prepara uma grande celebração desta nova fase como ONG. Nesta quarta-feira, dia 21, às 17h, um grande outdoor do projeto será fixado na Estrada Lagoa-Barra, em São Conrado, ao som do saxofonista e professor de musicalização Alex Blois, e com a presença de alguns responsáveis pelo projeto, como a presidente Talita Santos.


Com aulas gratuitas de teatro, dança, música, TV e cinema, o Semearte contribui para o desenvolvimento humano e artístico de cerca de 100 jovens. Em razão da pandemia do coronavírus, as aulas, que antes eram realizadas na Biblioteca-Parque C4 da Rocinha, estão sendo feitas virtualmente e sem data para retomada presencial.


A Associação Sociocultural Semearte conta com o apoio da Biblioteca Parque da Rocinha, Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, Companhia de Navegação Norsul, Institulo Ekloos, Blois Design, Hoom Interativa, Audaz Filmes e Parabolando.


Cia Semearte.


Em 2012, por meio de uma reportagem que mostrava uma guerra na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, com crianças sendo expostas à violência, Talita Santos despertou um profundo sentimento de transformar a vida desses jovens através de um projeto social que já realizava em Belo Horizonte. Com isso, em 2013, a mineira decidiu vir para o Rio de Janeiro.

Devido aos contatos que foram feitos em sua trajetória, Talita conheceu o Bando Cultural Favelado, onde começou a realizar trabalho voluntário com crianças, devido a sua vasta experiência como pedagoga. Com o crescimento do projeto infantil, o próprio diretor viu a necessidade de Talita criar sua própria companhia, uma vez que o Bando era um projeto voltado para adultos.


A Cia Semearte, que antes carregava o nome de Cia Infantil Favelados, nasceu em 2013 durante a abertura da Jornada Mundial da Juventude-JMJ, em Copacabana. (Por Luiz Martins).
 

Fonte: Assessoria de imprensa Editora Globo - InPress Porter Novelli

Márcia Sad - marcia.sad@inpresspni.com.br

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template