sexta-feira, 13 de maio de 2022

Uma árvore de mamão

O Missionário e Jornalista Elias Ribeiro faz experiência em enxerto e transforma pé de mamão em uma grande árvore. 

Foto: Elias Ribeiro.

Aproximadamente há um ano e oito meses, Elias usou a técnica de enxerto e plantou um pé de mamão na área de sua residência, em Guadalupe, Rio de Janeiro - RJ. O pé de mamão, que já passa dos oito metros de altura, se transformou em uma árvore com diversos galhos, dando frutos em todos os galhos. 

Foto: Elias Ribeiro.

O Missionário Elias Ribeiro é presidente do INPASBRA - Instituto ImpactoSocial do Brasil e da APEB - Aliança de Pastores Evangélicos do Brasil. Elias, já fez outras experiências com enxertos na plantação de bananas, onde em apenas um pé de banana nasce dois cachos. 

O enxerto é a união do tecido de duas plantas diferentes e pode ser feito de várias maneiras. As principais mais usados são quando o solo tem bactérias e fungos, e só o porta-enxerto resiste às pragas. A outra maneira é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade e mais quantidade.   

Foto: Elias Ribeiro.

Enxertia é um método utilizado por especialistas que trabalham com plantas (como botânicos ou agrônomos) e consiste na união de duas espécies diferentes. O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecida como porta-enxerto (ou cavalo). O porta-enxerto é responsável por conduzir minerais pela planta, enquanto que o enxerto é a parte de interesse da planta para continuar o desenvolvimento, sendo também responsável pela condução de substâncias orgânicas produzidas pela fotossíntese à planta enxertada. Os enxertos são oriundos de partes da planta principal que se deseja propagar, enquanto que o porta-enxerto, geralmente, utiliza sementes. 

O termo fotossíntese significa síntese pela luz, sendo o processo pelo qual plantas, algas e algumas bactérias utilizam a energia luminosa para produzir matéria orgânica. A fotossíntese é o principal meio de produção de energia dos seres autotróficos. Esse processo geralmente utiliza gás carbônico (CO2) e água (H2O) para a produção de matéria orgânica na forma de glicídios, a qual servirá de alimento para o organismo, liberando também gás oxigênio (O2) para a atmosfera no processo. Praticamente todo o oxigênio que compõe a atmosfera atual da Terra é resultado da fotossíntese. 

A semente é constituída pelo embrião, um tecido de reserva nutritivo (geralmente o endosperma) e um envoltório protetor, denominado de tegumento ou casca. É a unidade reprodutiva relacionada com a dispersão e sobrevivência das plantas. Uma grande variação no tamanho, forma, coloração e aspecto superficial ocorre nas sementes, sendo que essas características são de grande importância para sua identificação.

Em um enxerto cada planta conserva suas características e os tecidos não são unidos por completo. Porém, a condução de água e minerais pelo xilema e das substâncias orgânicas originadas pela fotossíntese e transportadas pelo floema acontecem normalmente. 

Há possibilidade de fazer enxerto entre plantas de diferentes famílias (categoria taxonômica), demonstrada por diversos especialistas. Existem métodos de enxertia mais utilizados, como a borbulhia, que consiste em se destacar a gema vegetativa (ou borbulha) da planta matriz, aquela selecionada para propagação e introduzi-la no porta-enxerto, que pode ser de uma espécie próxima, ou a mesma. A garfagem é outro método, onde se destaca parte do ramo (enxerto) que será inserido no caule de outro (porta-enxerto). Dentre estes métodos são classificados alguns tipos, onde são selecionados aqueles que garantem maiores chances de sucesso. 

Ao cultivo de árvores que produzem frutos dá-se o nome de fruticultura. Este é um conjunto de técnicas para a exploração e produção comercial de frutas em que a procura no mercado é tanto para consumo natural como para o uso na produção de alimentos industrializados, aromatizantes, cosméticos e até uso medicinal. 

O Brasil ocupa hoje o terceiro lugar como um dos maiores produtores mundiais de frutas, produzindo 42 milhões de toneladas por ano. Esse número é resultado da diversidade de climas e solo que o país possui – condições ecológicas que contribuem para a produção de frutas de ótima qualidade. (Por Luiz Martins).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template