Sob a regência do maestro Carlos Sarria, orquestra formada por jovens alunos de rede pública do Rio de Janeiro interpreta clássicos do repertório natalino internacional.
No dia 12 de dezembro (sexta-feira, às 19h), a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC) estará em Mangaratiba para apresentar o concerto gratuito Natal Luz, na Praça Robert Olympio Simões, no Centro, em frente à Igreja Nossa Senhora da Guia. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), convida ao público a celebrar a chegada do Natal com um repertório temático, repleto de sucessos internacionais como “All I Want For Christmas Is You”, “Jingle Bells Rock”, “White Christmas” e “We Wish You a Merry Christmas”, entre outros.
Sob a batuta do maestro Carlos Sarria, o concerto conta com a participação especial da soprano Thuany Schnaider e do tenor Jessé Bueno, além do Coro Juvenil do Rio de Janeiro (CJRJ), sob a regência do maestro Douglas França. A OSJC conta com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O concerto tem o apoio da Prefeitura de Mangaratiba e da Paróquia Nossa Senhora da Guia.
Para o maestro Sarria, à frente da OSJC, a noite esplêndida e repleta de encanto, numa época marcada por amizade, família, música e magia.
“Mangaratiba receberá o nosso presente por meio deste concerto, no qual levaremos a boa música das melodias natalinas, enriquecidas por maravilhosos arranjos orquestrais. Ao lado da OSJC, teremos também a participação especial do Coro Juvenil do Rio de Janeiro, pois a música coral, tão característica do Natal, não poderia faltar. Juntos, interpretaremos belas canções tradicionais”, revela o regente. “Contaremos ainda com a presença ilustre de dois grandes cantores líricos do Rio de Janeiro: a soprano Thuany Schnaider e o tenor Jessé Bueno. Eles, acompanhados pela Orquestra, apresentarão clássicos duetos da música internacional, trazendo ainda mais brilho ao nosso espetáculo”, completa.
O tenor Jessé Bueno destaca que o repertório natalino é muito especial para os cantores líricos, tenores e sopranos. “As músicas de Natal, as luzes, os enfeites, tudo isso contribui para esta energia de confraternização, reflexão e consciencialização do que é realmente importante nas nossas vidas: a presença da família e dos amigos”, diz o tenor. “As canções de Natal evocam muitas coisas boas. É um momento de fechar e iniciar novos ciclos com o novo ano”, acredita.
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
Com regência do maestro Carlos Sarria, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca é composta por alunos das redes públicas de educação, que passam por um amplo programa de educação e formação musical, muitos já em universidades. Desde 2017, jovens estudantes das mais diversas regiões do Rio de Janeiro encontram na OSJC meios para a construção de uma mudança social, que possibilita resultados duradouros para os estudantes, suas famílias e toda a sociedade.
Os músicos já se apresentaram em salas de concerto de grande visibilidade e dividiram o palco com diversos convidados especiais, como João Bosco, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Leoni, Maria Luiza Jobim, Elba Ramalho, Toquinho, Zélia Duncan, Hamilton de Holanda, Lucy Alves, Maria Gadú, Isabel Fillardis e Alessandra Maestrini. A OSJC também participou de intercâmbios internacionais na Espanha e nos Estados Unidos.
A OSJC é resultado de um amplo processo de transformação social para crianças e jovens, que encontram na música e nos espaços de vivências culturais, o estímulo ao protagonismo e à autonomia, em uma formação humanística, cidadã e profissional. Por @luizgmartins
PROGRAMA:
Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca
Carlos Sarria, regência
Thuany Schnaider, soprano
Jessé Bueno, tenor
Coro Juvenil do Rio de Janeiro (Douglas França, regência)
%20(1).jpg)
0 coment�rios:
Postar um comentário