O acidente entre os trens no ramal
de Deodoro, na estação de São Cristóvão, acontecido nesta quarta-feira
(27/02/2019), que causou a morte do maquinista e deixou mais de 8 feridos,
poderia ter sido muito mais grave se fosse entre trechos de estações, onde a
velocidade do trem é maior.
Colisão entre trens - Estação de São Cristóvão |
As causas do acidente só serão
conhecidas depois de muitas investigações. A Agência Reguladora de Serviços
Públicos de Transportes do Estado do Rio (Agetransp) terá muito trabalho para
descobrir o que aconteceu. Isso porque a Supervia não usa um Sistema chamado
Computador de Bordo de Monitoramento (CBM), que faz o monitoramento e registra
os eventos em tempo real.
Sistema ATP |
Embora a Supervia use um sistema
chamado Automatic Train Protection (ATP), considerado um sistema seguro, que
regula a velocidade do trem e reforça a segurança da circulação, o mesmo
não fornece um relatório detalhado como o CBM.
Sistema ATP em ação |
O CBM é um sistema desenvolvido com
tecnologia de última geração, que monitora e guarda todas as informações do
ambiente central de comando e controle total das operações, monitorando,
gerenciando e automatizando todos os ativos móveis da corporação.
Sistema CBM em ação |
Além de oferecer maior segurança ao
sistema de transporte, o sistema permite que diferentes áreas da empresa sejam
controladas. Os gestores dos departamentos visualizam os dados fornecidos pelo
CBM, que são importantes aliados no desempenho operacional e na segurança. A Empresa
STILLE Tecnologia & Inovação (http://www.stille-ti.com.br/)
desenvolve com tecnologia integralmente nacional o sistema CBM (Computador de
Bordo de Monitoramento), instalado em quase toda a frota de
trens no Metrô Rio, que tem como objetivo supervisionar e registrar todas as
ocorrências em tempo real, disponibilizando as informações que permitam às
gerências do sistema ações preventivas e corretivas nas áreas de operação e
manutenção no ato que elas acontecem.
Sistema CBM em ação |
Acredito que no futuro todos os
sistemas de transporte deverão ter um equipamento que monitora os acontecimentos
durante o seu trajeto, pois além de oferecer mais segurança aos usuários, as
ocorrências seriam imediatamente conhecidas.
(Por Luiz Martins)
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