domingo, 3 de fevereiro de 2019

PREFEITURA ENCONTRA UM JEITO RÁPIDO DE RESOLVER O PROBLEMA

Caindo aos pedaços - Não é de hoje que os moradores de Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro, reclamam da falta de manutenção nos piers, que estão podres e grande parte deles já caíram, deixando buracos nas passarelas. Preocupados com o que aconteceu na ciclovia TIM  Maia, os próprios moradores  já tinham interditado dois trechos dos piers.


As passarelas dos piers ofereciam belas paisagens - Foto: Luiz Martins
Diante de tantas reclamações, a prefeitura encontrou um jeito de resolver o problema, ou seja, fechou a entrada de acesso aos piers.

Acesso aos piers fechado pela prefeitura - Foto: Luiz Martins

Descaso total do poder público.

A ausência do poder público está levando os comerciantes de Pedra ao desespero. Já faz cinco dias que moradores sofrem com a falta de água. Vinicius, proprietário do restaurante Bombar, disse que está tendo muita dificuldade para manter o seu restaurante funcionando.

Restaurante Bombar - Tendo que se virar nos trintas por falta dá'água - Foto: Luiz Martins
Patrimônio público abandonado.

Os piers de Pedra de Guaratiba foram construídos no ano de 2001, um projeto do vereador Argemiro Pimentel, que visava a construção de Piers com atracadouros na Praia da Ponta Grossa, final da Rua Maestro Deozílio Pinto, sobre a baia de de Pedra de Guaratiba (RJ).

Fim de tarde visto do Pier de Pedra - Foto: Luiz Martins
O que se tornou uma nova atração do bairro, hoje, já não se sabe bem se foi uma boa idéia a construção desses píers, devido ao abandono em que se encontram, pois o que eram motivos de orgulho para a população tornaram-se mais uma preocupação. A prefeitura abandonou literalmente esse patrimônio, e as queixas vão desde falta de iluminação até falta de segurança. Os píers são importantíssimos para os moradores e visitantes que utilizam esses espaços em seus passeios e atividades físicas. Enfim, um patrimônio público de uso da comunidade que deveria ser preservado, devido não só ao alto custo de sua construção como também a preservação desse importante ponto turístico da região para visitantes e moradores.

Um jeito de interior no perímetro urbano.

Pedra de Guaratiba sempre foi uma tração dos fins de semana dos moradores e dos visitantes, que apreciam um lugar trânquilo típico de interior.

Por do sol visto do pier de Pedra - Foto: Luiz Martins
Dotado de piers ancorados que permitem ao visitante fazer belas fotografias, o local é entremeado por um loteamento de classe média, onde existem além da paisagem, bons restaurantes, pousada e outras opções de lazer.

Entardecer em 
O local também possui diversos restaurantes com ótimas opções. O BOMBAR é um deles, que além de oferecer diversas opções de comida, ainda tem a vista de um belo pôr do sol.

Bombar oferece diversos pratos de peixe aos seus clientes.
Mesmo com a concorrência de um farto cardápio de restaurantes especializados em peixes, o restaurante BOMBAR, possui uma seleção de pratos com ingredientes do mar, que pode ser eleito um dos melhores de Pedra de Guaratiba. Todos os nossos pratos são frescos, feitos na hora. Uso peixes que eu compro, corto e limpo, além de temperos e ingredientes que dão o complemento final. Acho que a qualidade da nossa comida, artesanal, é que faz a diferença — diz Vinicius.

Assim como em quase todos bairros do Rio, Pedra foi abandonada pelo atual governo.  Os piers eram mais uma  área de lazer do local, fundamental para o bem estar dos visitantes. Toda cidade deveria ter espaços públicos bem cuidados, onde a população poderia usar como áreas de lazer. Precisamos seguir exemplos de algumas cidades que preservam seus espaços de lazer, e tomarmos consciência das atitudes que devemos ter com o ambiente em que vivemos. Às vezes, os pequenos gestos têm melhores resultados do que projetos mirabolantes que não levam a lugar algum. E, para que a nossa missão seja alcançada plenamente, compartilhe esta ideia.
(Por Luiz Martins)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 coment�rios:

Unknown disse...

Muito vergonhoso para nossa prefeitura não manter um local muito lindo.......

Unknown disse...

Maravilhosa reportagem. Se o poder público não faz nada, estou me oferecendo p fazer. Que tal um mutirão? Eu, minha família e amigos, conte conosco.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria! 👏👏👏👏

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template