sexta-feira, 26 de julho de 2019

Hacker ou Programador mal-intencionado?

Embora a palavra hacker seja associada a um criminoso virtual, o hacker nada mais é do que um programador da computação com habilidades de acesso a sistemas desenvolvidos por outro programador.

Evolução dos computadores ao longo dos anos
Antigamente, as empresas de engenharia tinham profissionais programadores em seus quadros, mas todas elas usavam canais privados. Os profissionais assinavam um termo de compromisso de não fornecer dados para outras empresas. Existia um cofre chamado arquivo de dados permanentes, onde ficavam os programas desenvolvidos, sempre guardados a sete chaves. Mesmo assim, as empresas usavam seus profissionais, que passavam um longo tempo tentando decifrar programas desenvolvidos pelas concorrentes. 

Naquela época, não havia desemprego e todos os profissionais ganhavam bem e eram reconhecidos pelos seus trabalhos. Alguns ganhavam até certificação pelos trabalhos desenvolvidos.

Os programas eram desenvolvidos por técnicos especializados, e os chefes não se envolviam e pouco conheciam do assunto. Aliás, quando a crise chegou na engenharia, houve uma inversão de valores: Muitos chefes foram pra rua, enquanto os técnicos ficaram por necessidade de seus trabalhos.

Os tempos mudaram e, hoje, os canais não são privados e não existem empregos para a maioria dos programadores. Um programador de computação se torna um hacker ao descobrir algo especial em um sistema qualquer que antes não parecia possível.

Tudo de bom que existe hoje em dia no computador foi criado por um programador e aprimorado por outro. Como no caso do Word, Excel, Corel, Photoshop, navegadores, etc. Tudo o que você vê nas telas dos computadores, celulares e todos equipamentos de acesso à internet, foi criado por um ou uma equipe de programadores da computação.

Os programadores são os responsáveis pelo aprimoramento no uso dos softwares e hardwares. Como uma nova forma de editar, formatar trabalhos, navegar na internet, entre outras, são especialidades que antes não existiam e foram descobertas ou criadas por especialistas. Um especialista não é necessariamente um criminoso, mas um profissional com experiência de programação fora do comum, que pode tanto criar programas comerciais com alto valor agregado como descobrir uma brecha de segurança em outros programas construídos, sendo mais importante a índole da pessoa do que a sua habilidade técnica.

A habilidade de programação independe da formação do indivíduo. Tem muitos programadores com vasto conhecimento em áreas da informática que não fizeram faculdade. Engenheiros, marceneiros, mecânicos, entre outras profissões, podem descobrir maneiras fora do comum em um determinado sistema de computador, que dependendo de sua atuação, pode ser considerado um hacker.

Spoofing.

A palavra "Spoofing" nunca esteve tão em evidência no noticiário brasileiro. E é o termo com origem na palavra em inglês "spoof", que significa "enganar", "fingir" ou "imitar". É uma falsificação tecnológica, com objetivos de burlar uma rede ou uma pessoa, fazendo com que o indivíduo que está no controle possa enviar e-mails, mensagens, ligações telefônicas, SMS, utilizando o número de outra pessoa, para invadir e obter dados ilegais.

Para fazer spoofing, geralmente, os hackers utilizam de "IP" (Identificador de conexão) e "DNS" (Descodificador de endereço). Um exemplo disso, você fornece um nome, o DNS fornece um número. O nome, neste caso, é especificamente um nome de host e o número é um endereço de IP. Sem o DNS, você teria que lembrar de cada endereço de IP de cada site que você deseja visitar. Usando desses artifícios, os hackers assumem o controle das máquinas para fazer com que os usuários "acessem" sites fraudulentos e distribuam mensagens em aplicativos como Telegram, WhatsApp, etc. E por que isso ocorre? Porque, cada vez mais, as empresas operadoras querem facilitar a vida dos usuários e acabam dando margem a esse tipo de invasão.
(Por Luiz Martins)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template