quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Histórias & Fotografias

Todo fotógrafo é um contador de história e cada foto é uma página escrita de um tempo. Os apaixonados por fotografias sabem muito bem que, cada vez mais, surgem novos admiradores desta arte. Prova disso é o crescimento de diversas páginas relacionadas ao assunto nas redes sociais.

Foto: Exposição "Do Filme ao Digital"
Hoje, o que mais há são fotógrafos de celulares, mas, se questionarmos o que tecnicamente a fotografia é, poucos saberão responder. Para os experientes profissionais, conhecedores da história da fotografia, um fotógrafo só pode ser considerado profissional se entender da velocidade do obturador, entender sobre ISO, diafragma, zoom, entre outros fatores, pois há anos e muito antes dos digitais, os fotógrafos não eram apenas um apertador de botão, mas criadores de imagens.

Exposição " Do Filme ao Digital"
E para relembrar um pouco desse tempo, o Santa Cruz Shopping, no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, está com uma exposição do dia 18 a 31 de agosto, com o título: "Do Filme ao Digital". A exposição é dos profissionais Malu Ravagnani e HelcioPeynado. Na exposição os visitantes poderão ver 67 fotografias e algumas câmeras analógicas e digitais.

Foto: Exposição "Do Filme ao Digital"
Malu e Helcio contam que quando se descobriram apaixonados pela fotografia, começaram a adquirir em feiras e antiquários, câmeras fotográficas que marcaram época. Tão grande tornou a paixão pelas câmeras, que conhecidos alunos doavam as câmeras de suas famílias, que agora ficam expostas no Curso de Fotografia de Helcio, em Campo Grande, também zona oeste do Rio. O acervo conta com mais de 200 peças, sendo elas: acessórios, cases, caixas, manuais e até mesmo notas fiscais.

Palestras sobre Fotografias.

Ainda sobre fotografias, no dia 26 de agosto, fotógrafos da cidade carioca se reuniram no BURITI - Cebo Literário, na Rua do Carmo, 09, sala 902, centro do Rio de Janeiro. Com o tema "A Contemporaneidade Fotográfica", a iniciativa da palestra no Buriti Sebo Literário, foi de Márcia Costa, diretora do Curso Grande Angular. Márcia, também foi a responsável pela exposição fotográfica, que mostrou um belo  acervo fotográfico. Além da palestra do dia 26, houve também no mesmo local, palestras nos dias 16 e 19 de agosto, com Márcia Costa, Leo Mano e o fotógrafo Fábio Giorgi. O Jornalista e fotógrafo, Luiz Martins do Jornal Impacto, falou sobre suas fotos vencedoras do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Foto: Luiz Martins
A fotografia, como forma de arte e expressão, sofreu muitas mudanças ao longo dos anos. Os avanços tecnológicos foram responsáveis pela transformação radical de como enxergamos a fotografia no mundo atual. Dos filmes e revelações complexas, passamos para as câmeras digitais e smartphones, com uso de cartões com grande capacidade de armazenamento de imagens.

Foto: Luiz Martins - Encontro de Fotógrafos
Mesmo com toda tecnologia e modernidade, a fotografia em preto e branco continua em moda. Esse tipo de fotografia ainda é amplamente utilizado, pelos profissionais e em documentários. A fotografia em preto e branco nunca deixou de ser popular. O motivo da popularidade do formato são as possibilidades de expressões. A foto em P&B é uma forma de arte. Assim como um artista que pinta um quadro, um fotógrafo utiliza paletas de cores, filtros e iluminação específicos para transmitir sentimentos, impressões e sensações. 

Theatro Municipal (RJ) - Foto: Luiz Martins
E as fotos em preto e branco são capazes de criar imagens mais dramáticas até as mais delicadas. Tudo depende do seu modelo ou motivo, do contraste ao enquadramento. O preto e branco oferece mais emoções ao observador e com expressões mais fortes. Acreditamos que são por estas razões que o preto e branco continua sendo uma das fotos preferidas dos grandes profissionais.

A fotografia já provou ser um dos maiores e mais importantes inventos da história, dando todos a oportunidade de recordar os acontecimentos e os melhores momentos da vida. Mais que isso, a fotografia demonstra ser um forte aliado no desenvolvimento humano.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template