terça-feira, 7 de abril de 2020

Parabéns aos jornalistas

O dia 07 de abril é comemorado o dia do jornalista, essa classe a qual eu tenho muito orgulho de fazer parte.

O Impacto foi criado em 1996
Os fatos relevantes são notícias que o povo gosta e precisa ver, mas nem sempre o que as emissoras de TV, rádios, jornais, revistas  e redes de relacionamentos divulgam são verdades.

No mundo atual, foi criada uma nova forma de se relacionar e se comunicar com o mundo. Antes, era preciso dispositivos para cada tarefa que seria realizada, ou seja, fotografar e imprimir para depois divulgar. Hoje, se faz tudo com apenas um dispositivo que carregamos para todos os lugares, e que nos permite acesso à informação do mundo todo através da internet: o smartphone.

Com a evolução da internet, os jornalistas deixaram de serem os únicos “formadores de opinião”.  As redes sociais estão cada vez mais influenciando a opinião pública sobre o que assistir e consumir. A cada dia, aparecem mais usuários da internet, que aumentam os influenciadores digitais que ditam tendências e impõem um novo desafio à comunicação.

Durante muitos anos, os jornais impressos eram os principais veiculadores de notícias nos quatro cantos do mundo. Naquela época, os jornalistas e os repórteres eram os únicos responsáveis pela busca das notícias, pois havia a necessidade de checar a veracidade das fontes.

A revolução digital ampliou e diversificou o protagonismo dos indivíduos na comunicação e os direitos fundamentais (como a ética) na imprensa deixaram de existir. O jornalista continua sendo insubstituível neste seguimento, mas as regras que orientam a sua atividade diária já não são mais as mesmas. Todas notícias devem ser tratadas dentro dos princípios da conduta ética e profissional, tendo como objetivo principal oferecer boa qualidade de informação e satisfazer aos leitores com conteúdos verdadeiros.

O Código de Ética rege a conduta profissional do jornalista e dos veículos de comunicação. Com base na conduta ética, antes de divulgar qualquer notícia, tem que se verificar a fonte e se a notícia é verdadeira. No entanto, a cada dia, temos a sensação que este conceito foi abolido na prática profissional de alguns jornalistas e responsáveis por meios de comunicação.

O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos e os seus trabalhos devem estar pautados, em todos os meios de comunicação, pela precisão da apuração dos acontecimentos e sua correta informação.

O Jornal Impacto, com os seus 25 anos de idade, considera os valores morais e éticos essenciais para o bom desempenho do exercício da profissão e, consequentemente, de seus profissionais.

Nossa proposta é continuar trabalhando com responsabilidade para que a nossa missão seja alcançada plenamente.
(Por Luiz Martins)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template