sábado, 1 de maio de 2021

A desigualdade em que vivemos

O mundo é dividido em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Esses indicadores sociais são estabelecidos através das diferenças que são constatadas no planeta.

As desigualdades são destaques em notícias por todas partes do mundo. A ONU, Organização das Nações Unidas, fundou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD, com o objetivo de promover o desenvolvimento e erradicar a pobreza no mundo. Com o PNUD, a ONU fez uma campanha mundial para selecionar fotos criadas a partir dos 17 objetivos do programa que serão utilizadas como fotos oficiais da Organização até o ano de 2030. 

Eu consegui ganhar duas vezes, sou autor de duas fotos, ODS09 - Indústria, Inovação e Infraestrutura e ODS10 - Redução das desigualdades. 

VLT - Veículo Leve Sobre Trilho - Rio de Janeiro (RJ)

Ao longo dos anos, participei de diversos projetos sociais visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Tenho diversos artigos e trabalhos relativos aos temas. Quase sempre, recebo convites para escrever sobre esses assuntos. Por tudo isso, pude perceber as disparidades sociais ligadas às origens históricas que deixaram reflexos profundos nos países. 

Penha e Morro do Alemão (RJ).

Para entender melhor, podemos focar no nosso próprio país. No Brasil, há três povos, classe baixa, que vive no subdesenvolvimento, apresentando, cada vez mais, níveis de miséria. A classe média, um povo considerado desenvolvido, pois consegue se sustentar e tem os direitos básicos como saneamento, saúde, segurança e educação (porém, quase sempre bancado com altos impostos e tendo que, ainda assim, utilizar empresas particulares para os mesmos serviços). E por último, há ainda a classe alta, que ganham acima de 20 salários mínimos e não são tão afetados com o descaso dos governantes. 

O resultado da junção desses povos é o agravamento das diferenças, pois as riquezas são exploradas e os lucros gerados são destinados aos próprios ricos. Enquanto as classes média e baixa continuam cada vez mais pobres, se tornando miseráveis e dependendo cada vez mais da ajuda do governo. (Por Luiz Martins).

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template