terça-feira, 28 de setembro de 2021

Rio de Janeiro terá a maior horta urbana do mundo

O Parque Madureira, na Zona Norte da cidade, terá a maior horta urbana do mundo, com 110 mil metros quadrados. Isso acontecerá pois o cultivo de hortaliças em terrenos pertencentes ao Poder Executivo da capital fluminense às margens da linha férrea que abrange o local será expandido. 

Parque Madureira - Foto: Luiz Martins

De acordo com a Prefeitura, o objetivo principal da iniciativa é gerar renda e segurança alimentar para cerca de 50 mil famílias, por safra, até 2024. Além disso, haverá um corredor verde de hortaliças ao longo do Parque Madureira até Guadalupe, em uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a Light, pois parte dos cultivos fica debaixo das torres da empresa. 

Parque Madureira - Foto: Luiz Martins

É bom a gente devolver essa subsistência pessoal, isso significa uma questão de agricultura urbana, que é um tema muito importante nos dias de hoje. Tem a ver com sustentabilidade social, com geração de renda para as famílias daqui. A gente tem que continuar valorizando esse espaço”, disse o prefeito Eduardo Paes. 

Parque Madureira - Foto: Luiz Martins

Outro ponto importante é que a nova horta recupera uma vocação agrícola histórica de Madureira e bairros vizinhos. Um memorial fazendo alusão aos antigos moradores do local – o ”Quilombo Agrícola Madureira” – será erguido na entrada da horta. Uma homenagem que atende a uma reivindicação do setor cultural da região. 

Skate no Parque Madureira - Foto: Luiz Martins

O Parque Madureira, com mais de 90 mil metros quadrados, foi inaugurado em junho de 2012 e é, desde então, uma das principais áreas de lazer da Zona Norte, atraindo atenção das pessoas interessadas em samba, skate, hip hop e charme, além de famílias e amigos que utilizam o espaço para praticar atividades físicas, caminhar, se encontrar ou contemplar a beleza do local. (Por Luiz Martins) 

Fonte: https:Diariodorio

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template