segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Entenda como funciona o sistema 5G no Brasil

A implantação da tecnologia 5G no Brasil trará grandes mudanças na relação entre seres humanos, máquinas e internet. 

A grande dúvida da maioria é como funciona este sistema e quais as vantagens e desvantagens da conexão 5G. 

Sistema 5 G: 

A evolução dos sistemas tecnológicos utilizados diariamente no mundo reforçou a necessidade de mais velocidade na transmissão das redes móveis. Enquanto o 2G permitiu a utilização de recursos de voz, o 3G popularizou e perpetuou os smartphones como a máxima no mercado de celulares. O 4G permitiu um fluxo de dados ainda maior, difundindo a utilização de aplicativos e redes sociais como nunca foi visto. 

A Internet das Coisas está mudando a maneira como as empresas trabalham com dados e conectividade. Os dispositivos como (televisores, geladeiras, etc) geram toneladas de dados — que as instituições desejam utilizar a seu favor. Com as velocidades de dados mais altas do 5G, as organizações podem acessar esses dados mais rapidamente e comandar todos os dispositivos  com maior capacidade. 

Desvantagens: 

As frequências do 5G podem causar interferências nos sinais das televisões que utilizam esse recurso, atrapalhando a reprodução de imagens e sons. O problema acontece porque as antenas parabólicas atuais transmitem dados pela banda C, que opera entre 3,7 GHz e 6,45 GHz. No caso do 5G, o sinal fica na frequência de 3,5 GHz. 

Com o conflito de transmissão, os equipamentos (Decoder) atuais precisarão ser retirados das residências para não interfirir nas operações das empresas de telefonia na instalação da nova tecnologia.  Essa proximidade entre as frequências pode causar interferência na reprodução dos canais. Em alguns meses, as antenas parabólicas deixarão de existir para dar lugar à conectividade 5G. 

Durante a substituição das redes, os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que recebem auxílio do governo contarão com benefícios para a retirada da antena, e instalação dos novos equipamentos. No entanto, uma grande parte da população terá que pagar com os próprios recursos para atender às necessidades locais. 

Apesar do país ser dominado pela conectividade digital, ainda existem muitos moradores do interior, que não tem acessos a internet, que usam parabólicas. 

Vantagens: 

A estimativa de velocidade do 5G é de até 100 vezes maior do que os sistemas 4G utilizados atualmente. “Imagine baixar um filme em menos de 4 segundos ou carregar uma página na internet em 25 milissegundos. Isso acontecerá com o 5G”. 

Em relação à largura de banda, no sistema 4G há a possibilidade de 100 mil conexões por metro quadrado, e o 5G proporciona uma quantidade 10 vezes maior. O novo espectro de onda viabiliza a conexão de mais de 1 milhão de aparelhos por metro quadrado, o que é essencial para o desenvolvimento de casas e cidades inteligentes, já que por aparelhos entendem-se não apenas celulares, mas também carros, televisões, geladeiras e outros eletrodomésticos. 

O que acontecerá com o 4G? 

Os usuários do 4G precisarão trocar seus celulares para obter as vantagens do 5G? 

Com a instalação do Sistema 5G, a transmissão do 4G ficará em média 30% mais rápida do que o atual. Isso porque uma parte da transmissão de dados passará ser feita pela banda 5G.

Imagine a Av. Brasil engarrafada (4G atual), com a implantação de uma via expressa paralela a ela para desafogar o transito: assim acontecerá com a implantação do 5G. 

Para utilizar a rede 5G pura (100%), é necessário ter um smartphone habilitado para operar com as novas frequências de internet. Atualmente, pouco mais de 50 modelos de smartphones têm a tecnologia compatível para aproveitar integralmente a rede. 

Esses dispositivos são os mais caros do mercado, como os iPhones mais novos, além dos modelos da Motorola e da Samsung mais recentes.

Como essa tecnologia as operadoras oferecerão um serviço melhor, e é esperado que os planos sejam mais caros do que os já existentes no mercado. No entanto, as companhias ainda não divulgaram uma estimativa dos preços que serão praticados para oferecer uma internet melhor e mais rápida. 

Com a conexão de quinta geração, as antenas correspondentes ao sinal de 5G serão acopladas às que já existem, mas com nova infraestrutura e novas conexões. “O espectro de ondas de rádio utilizado será bem maior (do que o da tecnologia 4G) e as antenas existentes serão adaptadas, havendo maior número de conexões simultâneas por antena”. 

O espectro que o 5G vai ocupar é muito maior do que o das gerações anteriores, por isso as frequências que serão utilizadas precisam estar entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHZ e 38 e 42 GHZ. Na prática, isso significa que a transferência de dados do 5G estará acima de 10 GB/s. Essa taxa dez vezes maior do que a das redes 4G impulsionará recursos como a Internet das Coisas. “As pessoas não só vão se comunicar entre elas como também vão se comunicar com objetos e os objetos vão poder se comunicar entre si”. 

A utilização do 5G promete ser um salto definitivo para o futuro.  Como as antenas já existentes serão adaptadas para a utilização do recurso de quinta geração, a cobertura do 4G é essencial na maior parte possível do território brasileiro para que quando o 5G chegar sua instalação seja descomplicada e feita o mais rapidamente possível. 

Mas para ter acesso a essa velocidade, será necessário realizar um upgrade de celular, pois a tecnologia 5G exige hardware específico para seu funcionamento. No Brasil, a Motorola foi a primeira empresa a oferecer smartphones compatíveis com a tecnologia 5G, e hoje é a empresa com maior portfólio de aparelhos compatíveis com a tecnologia no Brasil. Até o momento, já se é possível conectar com os smartphones mais novos da Motorola.

Qual a diferença entre 4G e 5G? 

As três principais diferenças entre o 4G e o 5G são: 

velocidades maiores; maior largura de banda; menor latência ou tempo de retardo nas comunicações entre dispositivos e servidores. 

O que se espera é uma rede mais inteligente, com células menores e que garantam maior estabilidade nas operações. Desde a pessoa conseguir estabilidade de sinal enquanto dirige por uma estrada até grandes robôs instalados em fábricas e que não podem parar. O tempo de transferência de um pacote de dados (5G), é estimada que fique em torno de 1 a 4 milissegundos; o tempo de resposta é cerca de 40 a 80 vezes menor em relação à tecnologia 4G. (Por Luiz Martins)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 coment�rios:

Anônimo disse...

Boa informação, se eu não me engano os hologramas só pode ser usado com tecnologia 5g. Futuramente a gente vai se comunicar vendo a pessoa literalmente do outro lado.

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template