sábado, 1 de outubro de 2022

Atos de revolta - imaginando outra história

O Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, receberá entre os dias 30 de setembro e 11 de dezembro a exposição “Atos de revolta: imaginando outra história”, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Com entrada franca e patrocinada pela Ternium, a obra da artista visual Gê Viana será a primeira exposição do MAM na região do Bairro Imperial.

Palacete Princesa Isabel - Foto: Luiz Martins

A mostra “Atos de revolta: imaginando outra história” consiste em fotomontagens produzidas a partir de litografias realizadas no século 19, por Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas. A artista Gê Viana reconfigura o imaginário visual que associa corpos negros e indígenas a situações de violência. Além da exibição, o Palacete também receberá todo fim de semana a programação diversificada da Cinemateca do Museu, a segunda mais antiga em atividade no Brasil. 

“Estamos orgulhosos em trazer o MAM pela primeira vez para Santa Cruz. Exposições como essa ressaltam o potencial cultural do bairro e reforçam o quanto ele é importante para a História do Rio de Janeiro e do Brasil. Com a mostra gratuita no Palacete, a Ternium reafirma o compromisso em incentivar o desenvolvimento social e a riqueza cultural da nossa comunidade”, celebra Fernanda Candeias, gerente de Relações Institucionais e com a Comunidade da Ternium.

A escolha do Palacete Princesa Isabel passa pela própria história de reconfigurações e reinvenções às quais a construção foi submetida. Anteriormente um espaço com o objetivo de abrigar a sede administrativa do antigo Matadouro de Santa Cruz, atualmente o Palacete funciona como centro cultural para a região, com cursos de instrumentos musicais, biblioteca e outros serviços.

Serviço

Exposição: “Atos de revolta: imaginando outra história” e Cinemateca do MAM

Data: 30 de setembro a 11 de dezembro

Horários: Terça a sábado, de 10h às 15h

Local: Palacete Princesa Isabel

Endereço:R. das Palmeiras Imperiais, s/n - Santa Cruz, Rio de Janeiro

Ingressos: Entrada franca

Sobre o MAM

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma instituição referência para a arte e para a cultura do país. Fundado em 1948, possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras. Sua atuação se dá sobre o tripé arte-educação-cultura.

Sobre a Ternium Brasil

A Ternium é a maior produtora de aços planos da América Latina e, desde 2017, opera o maior centro industrial na cidade do Rio de Janeiro, em Santa Cruz. A usina tem capacidade de produção de cinco milhões de toneladas de placas de aço por ano, com alto nível de sofisticação que atende indústrias nos EUA, México, Brasil e Europa.  A empresa possui cerca de 8 mil funcionários, sendo que mais de 60% são moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro.  A Ternium investe mais de R$ 10 milhões por ano no desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz e região, por meio de projetos sociais, com foco em educação, que atendem a mais de 9 mil pessoas diretamente. (Por Luiz Martins)

Fonte: Danthi Comunicações (Leonardo Araujo – leonardo.araujo@danthi.com.br)

Saiba mais sobre o bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste doRio, que se tornou em maio de 2022, um Bairro Imperial. Reconhecido por suaimportância histórica e cultural, o bairro abriga diversos patrimônioshistóricos.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template