domingo, 26 de fevereiro de 2023

DESLIZAMENTO DE TERRA - O QUE SÃO MOVIMENTOS DE MASSA?

DESLIZAMENTO DE TERRA NOS MORROS

A minha falecida vó que nunca ouviu falar em geologia, já sabia tudo sobre deslizamento de terra, suas causas e como evitá-las. Aliás, ela sabia tudo sobre preservação da natureza e como proteger as nascentes d’água.

O QUE SÃO MOVIMENTOS DE MASSA?

São movimentos gravitacionais responsáveis pela mobilização de solo, sedimentos, vegetação ou rochas pelas encostas abaixo, geralmente potencializadas pela ação da água.


Ocorrem basicamente quando as forças de tração, dadas pela gravidade atuando na declividade do terreno, superam as forças de resistências, principalmente as forças de atrito.

A principal força de tração que causa movimentos de massas é a força de cisalhamento, quando esta supera o atrito, ocorre o movimento.

OS FATORES CONDICIONANTES PARA QUE OCORRAM OS MOVIMENTOS DE MASSA SÃO:

Execução de cortes e aterros inadequados; concentração de grande quantidade de águas (chuvas), lançamento de lixo/entulho nas encostas e taludes; remoção da cobertura vegetal.

OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE MASSA:

Escorregamento e movimento de blocos (terra) e corridas. É um movimento lento, descendente e contínuo da massa de solo de um talude, corresponde a uma deformação plástica, sem geometria e superfície de ruptura definidas.  Esses movimentos aumentam na transição rochas alteradas ou fraturadas.

CAUSAS:

Os morros são formados sobre rochas. A camada de solo entre a superfície e a rocha é pequena, chegando a alguns casos próximos de um metro. Quando fazemos sondagens ou medições das resistividades do solo em morros, percebemos que existe uma camada de solo sobre rochas, o que resulta numa resistência ôhmica muito alta, dificultando a instalação de malhas de terra. Em razão disso, o aterramento das linhas de transmissão elétrica é interligado por cabos entre as torres.

PROTEÇÂO:

Sua proteção principal é através da cobertura vegetal (raízes). O processo mais importante na proteção do solo nos morros e encostas é o efeito mecânico da vegetação na estruturação do solo através do sistema radicular. O sistema formado pelo entrelaçamento das raízes no solo. A vegetação cria uma camada sobre o solo, aumentando a resistência ao cisalhamento dos solos. 


Construir barreiras vegetais e/ou muros de espera, para reduzir o assoreamento e proteger da das corridas de terra e dos deslizamentos. (Por Luiz Martins) 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template