DESLIZAMENTO DE TERRA NOS MORROS
A minha falecida vó que nunca ouviu falar em geologia, já sabia tudo sobre deslizamento de terra, suas causas e como evitá-las. Aliás, ela sabia tudo sobre preservação da natureza e como proteger as nascentes d’água.
O QUE SÃO MOVIMENTOS DE MASSA?
São movimentos gravitacionais responsáveis pela mobilização de solo, sedimentos, vegetação ou rochas pelas encostas abaixo, geralmente potencializadas pela ação da água.
A principal força de tração que causa movimentos de massas é a força de cisalhamento, quando esta supera o atrito, ocorre o movimento.
OS FATORES CONDICIONANTES PARA QUE OCORRAM OS MOVIMENTOS DE MASSA SÃO:
Execução de cortes e aterros inadequados; concentração de grande quantidade de águas (chuvas), lançamento de lixo/entulho nas encostas e taludes; remoção da cobertura vegetal.
OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE MASSA:
Escorregamento e movimento de blocos (terra) e corridas. É um movimento lento, descendente e contínuo da massa de solo de um talude, corresponde a uma deformação plástica, sem geometria e superfície de ruptura definidas. Esses movimentos aumentam na transição rochas alteradas ou fraturadas.
CAUSAS:
Os morros são formados sobre rochas. A camada de solo entre a superfície e a rocha é pequena, chegando a alguns casos próximos de um metro. Quando fazemos sondagens ou medições das resistividades do solo em morros, percebemos que existe uma camada de solo sobre rochas, o que resulta numa resistência ôhmica muito alta, dificultando a instalação de malhas de terra. Em razão disso, o aterramento das linhas de transmissão elétrica é interligado por cabos entre as torres.
PROTEÇÂO:
Sua proteção principal é através da cobertura vegetal (raízes). O processo mais importante na proteção do solo nos morros e encostas é o efeito mecânico da vegetação na estruturação do solo através do sistema radicular. O sistema formado pelo entrelaçamento das raízes no solo. A vegetação cria uma camada sobre o solo, aumentando a resistência ao cisalhamento dos solos.
0 coment�rios:
Postar um comentário