quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Fúria Incontrolável no trânsito da Barra e Recreio.

O trânsito da Barra e Recreio que já não anda bem das pernas, deve piorar muito nos próximos anos.


Depois de duas recusas, complexo de logística é liberado na Barra da Tijuca.

O trânsito na Avenida Salvador Allende, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, próximo à Avenida das Américas, que já sofre com constantes engarrafamentos no seu dia a dia, pode se agravar com a surpreendente notícia da autorização da Prefeitura do Rio para a instalação de um grupamento de galpões "destinados à armazenagem não inflamável", o que criará um trafego de caminhões pesados em uma área residencial.  

Foto: Luiz Martins (RMC)

A região que teve um grande crescimento urbano em razão das Olimpíadas, principalmente com a construção da Vila Olímpica, poderá ser drasticamente prejudicada tanto no âmbito de mobilidade urbana, quanto no ambiental, pois a autorização da construção do empreendimento é em uma área verde, que abriga espécies da flora e fauna silvestres, ameaçadas de extinção, agravando pelo trafego de grandes caminhões de carga. 

O que mais chama atenção neste processo da Barralog Participações e Empreendimentos LTDA, é que os dois primeiros pareceres foram contrários à instalação dos galpões, devido a quantidade expressiva de espécies ameaçadas de extinção existentes nos terrenos onde serão construídos os galpões.

 Como entender que, após duas negativas com argumentos perante a Lei, existiu a autorização para a construção dos galpões? Foram R$ 832.372,95 pagos à Prefeitura e que autorizam o corte de 747 árvores e a remoção de 7.850,00 m² de vegetação que, conforme documentos, não foi totalmente verificada. "Houve vistoria no local em 24/01/2023, realizada pelo biólogo Rodolfo Nunes, para verificação da vegetação e ocorrência de fauna, porém, não foi possível avançar muito no terreno devido ao adensamento da vegetação", descreve o parecer técnico.

Trânsito

Outro fator a ser ressaltado é o grande problema já enfrentado pelos moradores daquela região: o tráfego de veículos. Com essa instalação, o fluxo de caminhões irá aumentar e muito em uma área recém-valorizada, com o  Parque Olímpico e pelo seu acesso às praias e principais vias da cidade, entre elas: a Transolímpica, Avenida das Américas e Avenida Abelardo Bueno. O problema constante de engarrafamento existe e essa construção irá agravá-lo ainda mais. 

Região

A localização a ser prejudicada com essa instalação foi montado um "cinturão verde", onde órgãos ajudam na fiscalização como o 31º Batalhão da Polícia Militar, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e futuras instalações pertencentes à Polícia Civil.

As Associações de Moradores estão se mobilizando contra a inusitada autorização da Prefeitura, que cria um centro logístico no bairro, que tem o maior IPTU da cidade. A Câmara Comunitária da Barra já tem uma agenda marcada com o Prefeito Eduardo Paes na sua sede e aproveitará o encontro para apresentar a sua posição contrária ao aumento do trafego de caminhões na Barra. (Por Luiz Martins)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template