quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Os 140 anos da chegada da ferrovia em Petrópolis

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) e a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) vão promover na próxima segunda-feira (13/02), às 18h30, o evento “Os 140 anos da chegada da ferrovia em Petrópolis”. A cerimônia será realizada na Casa Claudio de Souza (Praça da Liberdade, 247 -- Centro), na própria cidade imperial. 

Foto: Divulgação

A engenheira eletricista Angela França, vice-presidente da AFPF e representante do Crea-RJ na Prefeitura de Petrópolis, ressalta que a presença da ferrovia foi fundamental para alavancar o desenvolvimento urbano e econômico do município, particularmente caracterizado à época pela indústria, principalmente a têxtil, que durante muito tempo manteve sua representação na Rua Teresa, local que ainda hoje é um polo de moda da região. 

“A chegada do trem na Estação Petrópolis de passageiros gerou movimentação bem maior na cidade, uma vez que a estação permitiu o fluxo diário de passageiros na ida e vinda para o Rio de Janeiro. Além disso, a flexibilização do transporte fez surgir uma dinâmica de trabalho no centro de Petrópolis, de pessoas oriundas dos distritos e cidades vizinhas, uma vez que havia grande fluxo de trabalhadores que prestavam serviço tanto ao Rio de Janeiro quanto à Minas Gerais”, lembrou. 

Foto: Divulgação

Angela França destaca ainda que, apesar da desativação da Estrada de Ferro na década de 1960, seu legado ainda permanece intacto e imortalizado no brasão do município. “E em um momento onde a palavra reconstrução se faz presente por todos os lados da cidade, nada melhor do que recorrer ao passado glorioso para servir de inspiração”, comentou, em referência ao atual momento de reconstrução de Petrópolis depois das fortes chuvas de janeiro e março de 2022.

Foto: Phelipe Santos
Inaugurada em 30 de abril de 1854, a primeira ferrovia do Brasil possuía um trajeto de, aproximadamente, 14,5 km de extensão. Seu trecho inicial ligava o Porto de Mauá a Fragoso (RJ), que atualmente é um bairro do município de Magé. Inaugurada por Dom Pedro II há 167 anos, Guia de Pacobaíba, em Mauá, distrito de Magé, é estação ferroviária mais antiga do Brasil. (Por Luiz Martins)

Fonte: Assessoria de Imprensa - Crea-RJ 

Conhecendo Petrópolis. O canal “VOU DE DRONE” tem alguns vídeos sobre a cidade Imperial, incluindo a famosa Catedral de São Pedro de Alcântara, uma das belas catedrais góticas do mundo.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template