Em parceria com a Prefeitura de Araruama, o Rio Media Center levou jornalistas para conhecer a cidade das pessoas simpáticas e do ambiente especial. Araruama recebeu os jornalistas com um encantador roteiro, sendo acompanhados pela secretária de educação Miryan Inêz de Lima.
![]() |
Pôr do sol de Araruama. |
Com a segunda maior história indígena do país, começamos o nosso registro jornalístico no Colégio Municipal Honorino Coutinho com uma linda cantoria feita pelos alunos do colégio, além da bela apresentação teatral sobre a colonização do país pelos portugueses que, mesmo embaixo de uma chuvinha, não tirou o encanto das apresentações. O diretor do colégio, prezado Ricardo Luiz, ainda nos levou para conhecer os diversos ambientes da escola, como a horta feita pelos professores e alunos, a oca indígena e a pequena floresta que tem até pau brasil. Um excelente começo que terminou com um ótimo café da manhã oferecido aos jornalistas pela escola.
![]() |
Alunos do Colégio Honorino Coutinho. |
![]() |
Parte do Colégio Honorino Coutinho. |
Após a visita ao colégio, fomos conhecer a Casa de Cultura do município sendo recepcionados pelo secretário de cultura Moacir Gomes, a historiadora Cláudia Maia e a recepcionista Dejanir Cunha, todos muito simpáticos e solícitos. A Casa de Cultura guarda a história fotográfica do município e tem exposições maravilhosas feitas por artistas locais, além de apresentar um sarau de poesia e os encontros literário e de música.
![]() |
Jornalistas e funcionários na Casa de Cultura. |
Inaugurado em 2007, nosso próximo local turístico foi o Parque Menino João Hélio. O espaço é parte da integração da Praça Antônio Raposo, onde funciona um complexo cultural e de lazer, ao Hotel Parque Araruama. Contando com uma área de 82 mil metros quadrados, possui diversas obras de esculturas que homenageiam João Hélio.
![]() |
Parque Menino João Hélio. |
Após saber mais da história e cultura de Araruama, os jornalistas conheceram o Projeto Neemias que tem como objetivo restaurar vidas e ampliar a cidadania através da cultura, esporte, saúde, educação, assistencialismo e meio ambiente. O Apóstolo Washington apresentou aos jornalistas um pouco da história do Projeto e nos agraciou com um delicioso almoço. A ideologia do projeto é um exemplo que deve ser seguido por mais pessoas. Ajudar o próximo deve ser uma das nossas maiores virtudes.
![]() |
Agradável sítio do Projeto Neemias. |
Além de nos encantarmos com a cultura e as pessoas de Araruama, ainda fomos conhecer um pouco da linda natureza do município, o Parque Estadual da Costa do Sol que tem área total aproximada de 9.841 hectares e é dividido em quatro setores, cada qual abrangendo partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. As atividades do Parque asseguram a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas, possibilitando a recuperação das áreas degradadas ali existentes; além de manter populações de animais e plantas nativas.
![]() |
Parque Estadual da Costa do Sol. |
Terminamos nosso registro por Araruama na escola de Kitesurfe e Stand Up Paddle na Praia Seca com um brunch reunindo boa parte de todas as pessoas que fizeram desse tour um dos mais aprazíveis. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos motoristas que nos acompanharam durante todo o registro jornalístico, aos guias e aos responsáveis pela nossa passagem por Araruama, uma cidade linda com pessoas muito solícitas.
![]() |
Jornalistas e funcionários na despedida de Araruama. |
"Araruama só nos dias de chuva entristecia, perdia as cores,
mas quando o céu era azul, o verde de suas águas espelhava ao sol e uma
vela branca de barco dava uma palpitação de vida,
agitando as coisas inanimadas."
Do Livro Água-mãe, de José Lins do Rego.
Que me desculpe José Lins do Rego, mas Araruama é linda até em dias de chuva. Só temos gratidão a todos que conhecemos neste dia mais do que especial. (Por Luiz Martins e Bruna Paula)