quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Esporte na Praia Para Todos.

Como anunciamos aqui, o Jornal Impacto lançará durante a Paralimpíada uma série a fim de divulgar causas sociais de pessoas comuns que utilizam suas habilidades para ajudar o próximo e viram modelos a serem seguidos por todos, a Série Márcia Garcês. O nome dessa série é em homenagem a uma guerreira que, ao se deparar com uma grave doença, não se abateu e fez de sua trajetória de luta um exemplo de garra e superação para todos.

Começamos com o projeto Praia Para Todos, uma iniciativa do Instituto Novo Ser, que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias do Rio e serviu como exemplo para todo o Brasil. Imbuídos no espírito olímpico desde de sua implantação, os participantes do projeto Praia Para Todos praticam esportes como stand up paddle, surf adaptados, handbike, frescobol, vôlei adaptado, mais conhecido como vôlei sentado, além de outros diversos eventos esportivos que são realizados na praia.

Esporte na Praia para todos - Foto: Luiz Martins
Nos jogos das Paralimpíadas, com o apoio da Michelin, o Praia Para Todos retomou os seus trabalhos e está pronto para receber os mais de 5.000 atletas que irão participar do evento.

O Jornal Impacto que, orgulhosamente, sempre acompanhou o projeto, já registrou diversos eventos esportivos praticados na praia, alguns deles vocês podem ver clicando aqui. Em uma recente entrevista feita pelo jornalista Luiz Martins com Fabinho Fernandes, um dos responsáveis pelo projeto, conferimos como o esporte é importante na vida dessas pessoas.

Jornal Impacto: Qual é a importância do esporte no Praia Para Todos?
Fabinho: Eu acho que o esporte, assim como as artes, é uma ferramenta muito interessante na vida das pessoas. Quando se pratica um esporte, exerce-se uma série de valores, como por exemplo a disciplina e comprometimento com o objetivo coletivo.

JI: Você acha que o esporte melhora a habilidade dos participantes?
Fabinho: O esporte desenvolve uma série de habilidades e melhora no comportamento humano. Muitas pessoas com as quais eu convivo tiveram experiências interessantes no esporte e dizem que o esporte as ensinou a perseverar nas situações de dificuldade, a entender as crises como um desafio.

"O esporte desenvolve uma série de habilidades e melhora no comportamento humano" - Fabinho Fernandes. 
JI: Qual a sua opinião sobre o incentivo do esporte para as pessoas com necessidades especiais?
Fabinho: Muito pouco. Eu diria que melhorou um pouco, mas continua irregular e hoje está abaixo da média. Eu acho que isso tem a ver com o pouco estímulo e o pouco interesse dos governantes. O esporte paralímpico certamente está muito aquém daquilo que um país como o Brasil merece e precisa. Assim como a saúde e a educação, o esporte é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país. E nós estamos mal nesse quesito.

JI: O que acha que deverias ser feito para melhorar o esporte no Brasil?
Fabinho: Você tem primeiro que criar estímulos, para que as pessoas abracem a causa. Não deveria ser somente em época de eventos como a Paralimpíadas, mas em qualquer época. O esporte ajuda na superação.

JI: O que o projeto Praia Para Todos vai fazer para incentivar o esporte?
Fabinho: A ideia é promover o desenvolvimento humano através do esporte. Queremos levar a prática esportiva a todas as pessoas que não têm essa oportunidade. Capacitamos e motivamos instrutores que nos ajudam no projeto. Contamos com o apoio de todos.

Esporte na Praia para Todos - Foto: Luiz Martins
Não temos dúvida que a prática de esportes é muito importante para as pessoas de todas as idades. Estudos comprovam que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, além de melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com necessidade especiais, praticar esportes pode representar muito mais que saúde. São diversos aspectos positivos. Além da coordenação motora, o esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com necessidades especiais, colocando-as mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter dessas pessoas, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.

O Jornal Impacto continua sendo um intercâmbio das comunidades, bairros e instituições levando suas reivindicações, notícias e principais projetos desenvolvidos para a melhoria de nosso estado e país.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template