

Com a evolução da internet, os
jornalistas deixaram de serem os únicos “formadores de opinião”. As redes
sociais estão cada vez mais influenciando a opinião pública sobre o que
assistir e consumir. A cada dia, aparecem mais usuários da internet, que
aumentam os influenciadores digitais que ditam tendências e impõem um novo
desafio à comunicação.
Assim sendo, os profissionais da
área de comunicação como jornalistas, assessores de imprensa, etc. têm que
buscar novas alternativas no processo de reinvenção da profissão. Embora
continue sendo uma profissão brilhante, o mercado do jornalismo vem sofrendo
redução no mundo com a nova era digital. Sem contar que a crise também
contribui para desequilibrar ainda mais o mercado de trabalho.
Foi partindo da ideia de
renovação do jornalismo que um grupo de jornalistas resolveu criar o
Reinventar Jornalistas - RJ. Cada um com uma história de vida e experiência
para compartilhar com os demais, formando uma espécie de corrente. O objetivo é
criar meios e formatos de reinvenção para a carreira em busca de novos
trabalhos.
No evento, foram apresentados
projetos e novas formas de trabalho e modelos de negócios que estão dando
certo. A intenção é inspirar os profissionais a encontrar o seu próprio
caminho, seja de forma independente, ou em parceria com outros profissionais.
(Por Luiz Martins)
(Por Luiz Martins)
0 coment�rios:
Postar um comentário