quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Reinventar para se manter vivo

No seu 20º Encontro Reinventar Jornalistas RJ, profissionais discutem novas oportunidades e desafios. O evento aconteceu nesta quinta (21/09), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro da cidade do Rio de Janeiro. 

O Projeto Reinventar nasceu em 2015, logo após a grande onda de demissões em grandes redações do Rio de Janeiro. O Reinventar Jornalistas - RJ foi idealizado por um Grupo de Jornalistas do Rio e atualmente conta com mais de 12 mil integrantes com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Com a evolução da internet, os jornalistas deixaram de serem os únicos “formadores de opinião”.  As redes sociais estão cada vez mais influenciando a opinião pública sobre o que assistir e consumir. A cada dia, aparecem mais usuários da internet, que aumentam os influenciadores digitais que ditam tendências e impõem um novo desafio à comunicação.

Assim sendo, os profissionais da área de comunicação como jornalistas, assessores de imprensa, etc. têm que buscar novas alternativas no processo de reinvenção da profissão. Embora continue sendo uma profissão brilhante, o mercado do jornalismo vem sofrendo redução no mundo com a nova era digital. Sem contar que a crise também contribui para desequilibrar ainda mais o mercado de trabalho.

Foi partindo da ideia de renovação do jornalismo que um grupo de jornalistas resolveu  criar o Reinventar Jornalistas - RJ. Cada um com uma história de vida e experiência para compartilhar com os demais, formando uma espécie de corrente. O objetivo é criar meios e formatos de reinvenção para a carreira em busca de novos trabalhos.

No evento, foram apresentados projetos e novas formas de trabalho e modelos de negócios que estão dando certo. A intenção é inspirar os profissionais a encontrar o seu próprio caminho, seja de forma independente, ou em parceria com outros profissionais.

(Por Luiz Martins)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template