sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Rock in Rio na cidade Olímpica.

Eventos com objetivos em comum.

O Parque Olímpico, que recebeu a maior parte das competições das Olimpíadas do Rio em 2016, agora é palco do maior evento musical do mundo.


A história das Olimpíadas e a história do Rock.

Olimpíadas - A cada quatro anos, atletas de diversos países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estados.

Origem do rock - Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950). Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard. A fase mais marcante acontece com aparecimento da banda de maior sucesso de todos os tempos: The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.  A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso: The Rolling Stones. No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Evolução do Rock no Brasil - No Brasil, começou com Roberto Carlos e os nomes da Jovem Guarda. A MPB disputava o mainstream ao lado deles. Nos anos 70, o caráter político da música era grande, quando Rita Lee chegou botando ordem e dizendo que não ia falar de política em suas canções e sim do que quisesse. Abrindo as portas para um rock diferente do ouvido até ali e da juventude que roubou o lugar dos antigos reis, tomando seus postos de rockeiros. No meio dos anos 80, o punk surge em território nacional para contradizer o que o estado exige e mostrar o movimento controverso e anarquista. O pop se mistura ao rock com o nascimento do RPM, banda que só perdeu em vendas de discos para o grupo de pagode “Só Pra Contrariar”.

O Rei, Tremendão e Ternurinha - Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa eram os grandes nomes da Jovem guarda, esse movimento que, além da música, influenciou a maneira de vestir e de se comportar daquela geração e contou com muito outros nomes de peso. Eram influenciados pelo rock britânico e americano, abordavam questões da juventude, os amores e desilusões e adoravam fazer versões brasileiras de músicas estrangeiras.

Início do Rock in Rio no Brasil -  O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, que aconteceu pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do planeta. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome. Tornou-se um evento de repercussão a nível mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do Brasil em Lisboa, Portugal.

Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 18 edições, sete no Brasil, sete em Portugal, três na Espanha e um nos Estados Unidos. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova. A história do festival está contada no livro "Rock in Rio - A História do Maior Festival de Música do Mundo" (Globo Livros), lançado pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro em 2011. O festival é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado Festival Fling.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template