quarta-feira, 16 de maio de 2018

Medalha Tiradentes ao Centro Cultural dos Correios


No dia 15 de maio de 2018, o Centro Cultural dos Correios foi homenageado com a  "Medalha Tiradentes" concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O Projeto de autoria dos Deputados André Ceciliano e Gilberto Palmares, foi aprovado em Sessão Ordinária do dia 21 de março de 2018, na Alerj, concedido ao CCC pela suas atividades e responsabilidade pública para com o desenvolvimento social e a cidadania.

O Centro Cultural Correios é um espaço dedicado ao apoio às ações culturais de diferentes segmentos artísticos. Uma iniciativa institucional pautada pela responsabilidade pública para com o desenvolvimento social e a cidadania.

Ao lado do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) e da Casa França- Brasil, integra o Corredor Cultural carioca graças à diversidade dos projetos selecionados em editais: teatro, música, dança, cinema e exposições de arte. Cerca de 400 mil pessoas visitam o CCC/RJ anualmente.

O prédio que hoje é a sede do Centro Cultural Correios fora construído para sediar uma escola da Companhia de Navegação do Lloyd Brasileiro. No entanto, desde sua inauguração, em 1922, no prédio sempre funcionaram as unidades administrativas e operacionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas, sendo reaberto em 2 de junho de 1992, parcialmente restaurado, para receber a "Exposição Ecológica 92", evento integrante do calendário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente - RIO 92.

A inauguração oficial do Centro Cultural Correios ocorreu em agosto do ano seguinte, com a Exposição Mundial de Filatelia - Brasiliana 93.

À área de 3.480m2, ocupada pelo prédio de estilo eclético, soma-se a da Praça dos Correios, uma área de aproximadamente 1,3 mil m² ao ar livre, com espelho d'água e o suporte de uma concha acústica.
Um elevador panorâmico, do início do século XX, liga os três pavimentos da edificação, possibilitando uma visão geral do ambiente interno.

O prédio conta com um teatro com capacidade para 200 pessoas, uma  Galeria de Arte para pequenas mostras, além de dez salas de exposições, com infraestrutura para eventos de grande porte.
O Centro Cultural Correios está vinculado à ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, criada em 20 de março de 1969.

A trajetória da ECT, que completará 350 anos em 2013, corresponde à história da implementação e do aperfeiçoamento dos serviços postais no país, desde o período colonial até à contemporaneidade.
(Por Luiz Martins)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template