domingo, 1 de março de 2020

Parabéns Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro completa 455 anos neste domingo (01/03/2020). Uma cidade que se situa entre mares e montanhas, sendo uma das cidades mais lindas do mundo. 

Vista do Pão de Açúcar - Foto: Luiz Martins
Tudo começou em 1565, quando Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Embora muita gente confunde o dia 20 de janeiro como aniversário do Rio, esta data é feriado de São Sebastião, Padroeiro da cidade.

Rio visto de Niterói - Foto: Luiz Martins
Fato é que o Rio é uma unanimidade entre os brasileiros, a gente até critica pela falta de atuação dos governantes, mas ninguém nega as belezas da cidade.

Mesmo com toda preocupação com a segurança, com a saúde e com os políticos corruptos que nela vivem, o Rio é a cidade que ofereceu a Olimpíadas mais simpática até hoje. O maior legado das Olimpíadas sem dúvida é o Museu do Amanhã.

Museu do Amanhã - Foto: Luiz Martins
O Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, ganhou na França  o prêmio Verde mais Inovador do mundo.

Museu do Amanhã - Foto: Luiz Martins
Principais pontos turísticos que fazem esta cidade ser uma das mais belas do mundo:

Pão de Açúcar visto do Mirante Dona Marta - Foto: Luiz Martins
Pão de Açúcar, um complexo turístico que inclui dois morros. O mais baixo chama-se Morro da Urca, com uma altura de 224 metros. O segundo morro, chama-se Pão de Açúcar, com uma altura de 395 metros.

Cristo Redentor - Foto: Luiz Martins
Cristo Redentor, monumento inaugurado em 12 de outubro de 1931 e se tornou, em 2007, uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. A altura do Cristo é de 38 metros e fica 709 metros de altitude. A matéria prima da estátua é Pedra-Sabão.

Jardim Botânico - Foto: Luiz Martins
Jardim Botânico, considerado uma reserva ecológica ou santuário ecológico, sendo um dos 10 mais importantes no mundo, abrigando espécies raras de plantas da flora brasileira e também de outros países.

Vista da Praia de Copacabana - Foto: Luiz Martins
Praia de Copacabana, situada na zona sul do Rio de Janeiro, é uma das praias mais visitada por turistas estrangeiros.

Vista do Aterro do Flamengo - Foto: Luiz Martins
Aterro do Flamengo. Como o próprio nome diz, a área onde situa-se o Parque do Flamengo, é uma área aterrada, uma parte do Rio criada artificialmente. Para tal, foi usada a terra proveniente do desmonte e demolição parcial do morro de Santo Antônio, no centro de Rio de Janeiro. Embora uma das belezas criadas pela natureza tenha sido destruída para a construção desta área, o bom gosto prevaleceu quanto ao resultado final, e o aterro do flamengo se integrou à paisagem do Rio, se tornando também uma de suas atrações.

Ilha Fiscal - Foto: Luiz Martins
Ilha Fiscal, uma pequena ilha situada na Baía de Guanabara foi o cenário de um dos últimos momentos da monarquia no Brasil: “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República. Guias especializados acompanham os grupos de visita, mostrando os salões, o torreão e as exposições permanentes do espaço.

A Marinha Brasileira é responsável por manter a Ilha, que hoje é parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha (DPHDM).

Museu do Mar - Foto: Luiz Martins
Museu do Mar - O MAR está instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário. O antigo palacete abriga as salas de exposição do museu. O prédio vizinho é o espaço da Escola do Olhar, que é um ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede pública de ensino.

Praça Paris - Foto: Luiz Martins
Praça Paris - Situada no bairro da Gloria, considerada uma obra prima dos últimos tempos Belle Époque carioca, quando nos anos do Século 20, os projetos de reformulação urbanistica e padrões arquitetônicos da cidade se voltavam para os moldes de Paris.

A praça que foi inaugurada em 1929 e foi projetada por uma arquiteto e urbanista francês chamado Alfredo Agache durante o mandato do Prefeito Prado Junior.

Quinta da Boa Vista - Foto: Luiz Martins
Quinta da Boa Vista - Quando da chegada da Família Real ao Brasil em 1808, a Quinta pertencia ao traficante de pessoas negras (escravos) Elias Antônio Lopes, que havia feito erguer, por volta de 1803, um casarão sobre uma colina, da qual se tinha uma boa vista da Baía de Guanabara – o que deu origem ao atual nome da Quinta.

Rio Star, maior roda gigante da América Latina - Foto: Luiz Martins
Rio Star, o novo legado da zona portuária do Rio de Janeiro, a maior Roda Gigante da América Latina, que foi inaugurada em dezembro de 2019. Com 88 metros de altura e uma estrutura de 600 toneladas de aço, com todo material vindo da China em três carregamentos de navio, a construção da Roda Gigante levou um ano para ficar pronta.

Praia de Copacabana - Foto: Luiz Martins
Cidade maravilhosa, com o melhor carnaval do mundo, queridinha dos gringos, amada por muitos. Atire a primeira pedra quem nunca invejou a informalidade do carioca, que de chinelos de dedo vão da praia ao teatro sem constrangimento e são raros os momentos em que é necessário muito mais que uma bermuda e camiseta para estar apresentável. Por tudo isso, a cidade do Rio merece o nosso parabéns!
(Por Luiz Martins).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template