terça-feira, 25 de abril de 2023

MetrôRio completa 25 anos de operação do sistema metroviário da cidade

Desde o início da concessão, em 1998, a empresa registrou mais de 4 bilhões de embarques. 

Crédito: Gabi Netto - MetrôRio

O MetrôRio completa 25 anos este mês trazendo na bagagem muitos momentos importantes do sistema metroviário, como as inaugurações, os grandes eventos e os avanços tecnológicos. Desde que a empresa assumiu a concessão, em 1998, a demanda de passageiros multiplicou e o modal tornou-se um importante meio de transporte para a cidade. Neste período, foram contabilizados mais de 4 bilhões de embarques, sendo Central do Brasil/Centro, Botafogo e Carioca/Centro as estações com maior movimento. Um projeto que, quando inaugurado em 1979, transportava em média 60 mil passageiros, hoje registra cerca de 650 mil embarques por dia, nas 41 estações, divididas em três linhas e 54,4 km de extensão. 

Crédito: Gabi Netto - MetrôRio

Para celebrar a data e as conquistas, a concessionária preparou uma ação para os clientes, nesta terça-feira (25/04), na estação Central do Brasil/Centro, com cenário de festa, bolo cenográfico e distribuição de fatias de bolo. Já para homenagear os mais de 2 mil funcionários que integram a equipe do MetrôRio, foi inaugurada uma exposição, no Centro Administrativo, remontando toda a trajetória da concessionária até agora, com itens históricos, como fotografias, revistas, crachás, entre outras peças. 

Crédito: Gabi Netto _ MetrôRio

"São muitos momentos históricos nesta trajetória e conseguimos evoluir sempre comprometidos com o atendimento e experiência do cliente. Temos muito orgulho de prestar um serviço de qualidade, aprovado pela grande maioria dos nossos passageiros em pesquisas realizadas todos os anos. O transporte público de massa contribui para a qualidade de vida das pessoas, através da redução do trânsito e possibilidade de um deslocamento mais rápido, para o desenvolvimento econômico da cidade, além de ser um transporte mais sustentável e menos poluente para o meio ambiente”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio. 

Crédito: Gabi Netto - MetrôRio

No mesmo ano em que o MetrôRio passou a operar o transporte, em 1998, houve a primeira extensão da Linha 1, que levou o trajeto de Botafogo a Cardeal Arcoverde, representando um marco para o bairro de Copacabana. Já na Linha 2, foram inauguradas seis novas estações: Irajá, Colégio, Coelho Neto, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo e Pavuna. Entre 2003 e 2009, a Linha 1 voltou a avançar com a construção das estações Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. Em 2010, a Linha 2 recebeu a estação Cidade Nova e, em 2012, chegou a nova frota de trens, melhorando a operação e reduzindo os intervalos das viagens. 

Outra importante estação, a Uruguai, na Tijuca, foi inaugurada em 2014. E, em 2016, houve a inauguração da Linha 4, com a abertura das estações Nossa Senhora da Paz/Ipanema, Jardim de Alah/Ipanema, Antero de Quental/Ipanema, São Conrado e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. 

Destaque nos grandes eventos
 
Considerado um dos serviços de transportes mais confiável, seguro e sustentável, o MetrôRio também esteve presente em grandes eventos na cidade. Em 2013, durante a 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio com a presença do Papa Francisco, a concessionária teve mais de 3,7 milhões de embarques. Na época, segundo o Ministério do Turismo, o metrô foi eleito o serviço público mais confiável, com 87% de aprovação dos Turistas. 

Na Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, o metrô contabilizou quase 700 mil embarques de torcedores nos sete dias de jogos no Maracanã. A concessionária recebeu do público, de acordo com levantamento, a segunda melhor nota (8,9), perdendo apenas para belezas naturais. 

Para as Olímpiadas de 2016, o metrô lançou a Linha 4, batendo o recorde de 1 milhão de embarques em um único dia. Durante todo o evento, foram mais 12,8 milhões de embarques registrados. A acessibilidade do serviço metroviário, que se mantém até hoje, foi um grande destaque na ocasião. 

A concessionária também realiza desde 2017 a operação especial para atender ao público do Rock in Rio, com reforço para ida e volta dos shows, inclusive nas madrugadas. Em 2022, foram 168 horas de funcionamento ininterrupto do sistema metroviário, com uma demanda extra de 420 mil embarques nos sete dias de evento na última edição.

Outras duas grandes operações são realizadas anualmente pela concessionária: as de réveillon e carnaval. Este ano, por exemplo, o registro no dia da festa da virada em Copacabana foi de 188 mil embarques. Já no carnaval, que somou 161 horas de operação especial, incluindo o Desfile das Campeãs, foram mais de 3,7 milhões de embarques. 

Acompanhando a evolução tecnológica

Em 25 anos, o MetrôRio também segue investindo em mudanças que garantam a eficiência dos serviços prestados no sistema metroviário. Em 2018, a concessionária lançou o Giro, cartão de recarga online que oferece diversas vantagens aos clientes, além de ter seus créditos validados diretamente nas catracas sem necessidade de enfrentar filas.

Em 2019, a empresa implementou o pagamento por aproximação por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication) no sistema. Esse foi um projeto pioneiro no transporte público como um todo e o primeiro projeto de integração tarifária entre metrô e ônibus na superfície na América Latina.

Desde a implementação do pagamento por aproximação, foram registrados mais de 22 milhões de embarques com o uso da tecnologia. O recorde de utilização foi no último carnaval, quando 21% dos passageiros pagantes utilizaram esse meio de pagamento para acessar o sistema, superando o uso de bilhetes unitários no período. (Por Luiz Martins)

Fonte: Assessoria de imprensa MetrôRio. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template