segunda-feira, 21 de abril de 2025

Francisco mudou conceitos e disseminou bondade aos povos no mundo

Morreu nesta segunda-feira (21/04/2025), aos 88 anos, o Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 no horário local.

Foto: Divulgação

O primeiro papa latino-americano da história faleceu deixando um legado de simplicidade, proximidade com os fiéis e profunda transformação dentro da Igreja Católica. Ele ocupou o cargo de Sumo Pontífice por 12 anos.

Francisco foi um papa que quebrou protocolos e aproximou o Vaticano dos povos. Suas atitudes simples e humanas conquistaram o coração de milhões ao redor do mundo. Foi ele quem abriu as portas da Igreja para o diálogo com as minorias, priorizou os pobres, promoveu reformas importantes e lutou por uma Igreja mais acolhedora, menos distante e mais voltada ao espírito do Evangelho.

Sua vida foi marcada por uma fé corajosa e por um amor universal, especialmente voltado aos mais vulneráveis. Francisco viveu como verdadeiro discípulo de Jesus, sendo exemplo de humildade, compaixão e esperança.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi também o primeiro papa jesuíta e o primeiro pontífice da era moderna a assumir o trono de Pedro após a renúncia de seu antecessor, Bento XVI. Em sua caminhada, enfrentou desafios com serenidade e firmeza, sempre guiado pelos valores da justiça social e do cuidado com a Casa Comum.

Além da seriedade com que tratava temas complexos, Francisco também era conhecido pelo bom humor e pela paixão pelo futebol. Torcedor declarado do San Lorenzo, seu time do coração, ele nunca deixou de lado suas raízes humildes e sua conexão com o povo.

Com sua partida, o mundo perde uma das vozes mais importantes da contemporaneidade em defesa da paz, da fraternidade e da dignidade humana. Seu legado, no entanto, permanecerá vivo, difícil de ser superado, mas eternamente lembrado por aqueles que foram tocados por sua bondade, coragem e fé inabalável. Por @luizgmartins
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template