segunda-feira, 28 de abril de 2025

Rio de Janeiro sedia encontros da cúpula do BRICS com foco no desenvolvimento do Sul Global

A partir desta segunda (28/04), o Rio de Janeiro torna-se palco dos primeiros eventos sob a Presidência Brasileira do BRICS, grupo que reúne as maiores economias emergentes do mundo.

O Palácio do Itamaraty recebeu os principais negociadores dos países-membros. Foto: Divulgação

Com foco no fortalecimento do Sul Global, as atividades incluem, pela primeira vez na história do bloco, a participação formal da sociedade civil em diálogo direto com os sherpas — principais negociadores de cada país-membro.

Os encontros acontecem no Palácio Itamaraty, no centro da cidade, e no Palácio da Cidade, em Botafogo. As discussões culminarão na Reunião de Chanceleres, marcada para os dias 28 e 29 de abril, reunindo ministros das Relações Exteriores dos países que compõem o BRICS.

Um dos temas centrais dos debates foi o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Houve consenso entre os participantes de que a instituição deve assumir um papel mais protagonista no financiamento da industrialização dos países do Sul Global. Representantes da sociedade civil defenderam que "sem uma base industrial sólida, não é possível combater a pobreza de forma sustentável ou fortalecer áreas estratégicas como a agricultura familiar".

O ciclo de reuniões no Rio reforça o compromisso brasileiro em ampliar a voz dos países em desenvolvimento nos fóruns multilaterais e em promover uma agenda voltada para o crescimento econômico inclusivo e sustentável. Por @luizgmartins
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template