sábado, 27 de fevereiro de 2021

Moradores de Bangu lutam por um centro cultural

Moradores de Bangu, na Zona Oeste do Rio, querem transformar uma antiga casa do bairro em centro cultural e histórico. O imóvel pertenceu ao famoso empresário de Bangu, Guilherme da Silveira Filho, o Dr. Silveirinha, que foi ministro da Fazenda e presidente do Banco do Brasil em mais de uma oportunidade.

A antiga casa fica nesta área verde - Foto: Luiz Martins

Dr. Silveirinha também foi o fundador da Fábrica de Tecidos Bangu e presidente do Bangu Atlético Clube. Foi ele, inclusive, o responsável pela construção do estádio de futebol do time, que, oficialmente, leva seu nome, mas ficou popularmente conhecido como Moça Bonita.

A antiga fábrica se transformou no Shopping Bangu - Foto: Luiz Martins 

O atual dono do imóvel diz que aceita a proposta, mas que precisa negociar com a prefeitura. Contudo, a situação atual encontrada no interior do prédio contrasta com a rica história do local. O mato e as árvores crescem no terreno escancarando o estado de degradação e abandono do patrimônio. O telhado está cheio de troncos de árvores e a fachada parcialmente pichada.

O sítio é coberto por árvores - Foto: Luiz Martins

Com mais de uma década de luta para transformar a casa em ponto cultural para a população, o movimento “Pró-casa do Silveirinha” ressalta o valor histórico do empreendimento e o potencial para educar as crianças e adolescentes do bairro.

A antiga casa de Silveirinha fica do lado da Igreja Santa Cecília - Foto: Luiz Martins

“Aqui foi uma casa que recebeu presidente da República, como Getúlio Vargas, Luís Carlos Prestes, Dutra, e até o xá do Irã. Nós queremos preservar essa memória e fazer um lugar em que a gurizada possa aprender uma percussão, um violão, um piano“, diz Wladimir Mutt, líder do movimento sobre importância de transformar o espaço.

O movimento ganhou o apoio até da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que prometeu levar o projeto à Prefeitura do Rio.

Rua Oliveira Ribeiro - Foto: Luiz Martins

“Uma comunidade que tem uma história linda, uma história importante para o Rio de Janeiro, e que quer transformar esse espaço num espaço cultural e num espaço de vivência onde a comunidade possa conviver, passear com as crianças em segurança e que revitalizará, com certeza, essa região”, diz o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

Para Alicinha Silveira, uma das filhas do Dr. Silveirinha, a intenção de transformar o casarão em um centro de arte tem o objetivo de resgatar e preservar a memória do bairro, que está diretamente atrelada a história do Rio e do Brasil. (Por Luiz Martins).

Fonte: Diário do Rio 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template