quinta-feira, 4 de março de 2021

Comunidades e seus projetos sociais perdidos

Protestos, queimas de ônibus, invasão de trens da SuperVia e fechamento de ruas - Toda semana, acontecem casos assim em algum lugar do Rio. Resultado da ausência do Estado nas comunidades, onde os espaços foram ocupados por outros coordenadores.

Carro incendiado em uma comunidade do Rio - Foto: Luiz Martins

Há 25 anos, me envolvo com projetos sociais nos bairros do Rio. No ano de 1996, a convite do jornalista Elias Ribeiro, comecei a participar de projetos sociais. Com intuito de enaltecer nossos projetos, criamos o Jornal Impacto

Muitas coisas aconteceram desde então, o Impacto se tornou o maior jornal de bairro do Brasil, sendo copiado por outros jornais, que usaram até o nosso nome, consequentemente, há vários jornais Impacto na busca do Google.

Porém, o nosso Impacto continuou com o seu prestigio e deixou de ser um jornal de bairro. Hoje, ele é compartilhado por 8 países, tendo leituras diárias acima da média, sendo que nos Estados Unidos tem o dobro de leitores do Brasil.

Com o apoio do Impacto, nossos projetos foram destaques e serviram como base para outros grandes projetos como o CVT da FAETEC, por exemplo. O CVT foi baseado em um projeto nosso chamado "Conectando a Comunidade".

Com os projetos em destaques, vieram as parcerias e criamos uma ONG para os recursos implantados nos projetos sociais. O projeto evoluiu e a ONG se transformou em um Instituto, sendo hoje o INPASBRA - Instituto Impacto Social do Brasil.

Sendo o autor de diversos projetos importantes desenvolvidos nas comunidades do Rio, o diretor do Impacto recebeu o título mais relevante pelos projetos sociais, o de Comendador Social do Brasil. O referido título é dado após a indicação e aprovação de uma comissão formada por jornalistas, representantes de igrejas, ONGs e representantes de associações de moradores, entre outros.

Nesses longos anos, trabalhamos em diversas comunidades do Rio, com diversos projetos em bairros como Honório Gurgel, Irajá, Guadalupe, Costa Barros, Pavuna, Nilópolis, Mesquita, Anchieta, Nova Iguaçu, Miguel Couto, Nova Sepetiba, Sepetiba, Praia da Brisa e Pedra de Guaratiba. Nos projetos, tivemos e ainda temos o apoio de empresas, professores, médicos, advogados, enfermeiros, padeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais que confiam em nosso trabalhos.

Entre as empresas  parceiras, destacamos a Katrium Indústrias Químicas S.A, que está com a gente desde o início. Nesse caso, há uma cooperação mútua, pois o Impacto participa no apoio aos projetos sociais da empresa desde a antiga Pan Americana S/a Indústrias Químicas. Este apoio vai desde a participação a auditoria dos trabalhos desenvolvidos nas comunidades.

Entre os diversos projetos que desenvolvemos, alguns tiveram grandes destaques, recebendo moções e premiações. Os mais reconhecidos:

1.Conectando a Comunidade - cursos de Informática voltados para as comunidades carentes. Este projeto serviu como referência para criação de outros projetos semelhantes nos municípios do Rio.

2.Padaria Comunitária - cursos de Padeiro, com a distribuição e venda de pães a preço de custo, para os moradores e empresas localizadas  nas próprias  comunidades.

3.Integração da diversidade racial e cultural do novo mundo (Sociedade Latina Americana de estudos sobre América Latina e Caribe).

4. Inclusão da temática "História e Cultura Afro-brasileira" no currículo da Rede de Ensino Fundamental e Médio nas Instituições Públicas e Privadas.

5.Projeto musical "Talentos e Novos Talentos", em parceria com a MUSITEC (Produtora Musical), realizando concursos de novos talentos da música brasileira nas comunidades e apresentados no CANAL 6 da NET.

6.Plantando para Sobreviver - Plantação de árvores ornamentais e frutíferas de pequeno e médio porte em locais como escolas e vias públicas. Tendo como principal objetivo, a proteção do solo, recuperação do oxigênio e a neutralização dos gases de efeito estufa que agravam o aquecimento global.

Alunos da ETEJLN plantando árvores - Foto: Luiz Martins

7.O Lúdico na Educação Ambiental - Com o apoio do Sebrae, o projeto Recicla Três Rios, teve como principal objetivo promover uma reflexão  sobre os problemas ambientais, junto aos educadores da rede pública do município de Três Rios, através da utilização de  Técnicas de Dinâmica de Grupo, como  uma alternativa metodológica que possibilitasse o envolvimento destes educadores no Projeto Recicla Três Rios.

8.Praia para Todos - Apoio ao projeto que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias do Rio e em todo o Brasil. Atualmente, este projeto é referência no mundo. Um projeto idealizado pelo Instituto NovoSer, em 2008, com objetivo de desenvolver uma infraestrutura acessível para as pessoas com necessidades especiais poderem acessar as praias da cidade do Rio de Janeiro.

Praia de Ramos - Foto: Luiz Martins

Apoio aos projetos de preservação ambiental em comunidades do Rio, tais como: "Guaratiba em Movimento", um projeto visando a revitalização local no bairro Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ.

Foto: Luiz Martins

Além disso tudo, entre destaque e reconhecimentos, estamos contribuindo também para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Desigualdades - Foto: Luiz Martins

Ao longo desses anos envolvidos nas comunidades, conhecemos diversas pessoas trabalhadoras, honestas e que se envolveram nos trabalhos sociais nos dando apoio. A maioria dos projetos foi perdido por causa dos bandidos (traficantes e milicianos) que tomaram conta dessas comunidades.

Por isso, podemos afirmar com certeza, moradores não fazem protestos, não invadem trens da SuperVia, não queimam ônibus e nem fecham ruas. Quem faz tudo isso é bandido. (Por Luiz Martins). 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template