quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Como será o mundo dos jovens no futuro?

Como será o mundo nos próximos 50 anos?.

Comecemos com o exemplo do Brasil.

De acordo com o estudos divulgados, o Brasil está em 5° lugar no ranking das nações com a maior quantidade de usuários de internet no mundo. O país possui 165 milhões de usuários e fica atrás apenas da China com 1 bilhão de usuários, da Índia com 658 milhões de usuários, dos Estados Unidos com 307 milhões de usuários e da Indonésia com 204 milhões de usuários. Ao todo, são mais de 5 bilhões de usuários de internet ativos pelo mundo.

Foto: Divulgação

Em compensação, o Brasil é 57º em mão de obra qualificada.

O grande problema é que a internet não qualifica os jovens tecnicamente, e faltam mão de obra qualificada nas empresas.

Uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup apontou que a falta de mão de obra qualificada no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022, e a média global é de 75%.

Há um apagão de mão de obra. A escassez de profissionais qualificados aumenta no Brasil a cada ano.

VLT RIO - Foto: Luiz Martins

A falta de mão de obra especializada aumentou muito no Brasil nos últimos anos. As empresas relatam dificuldade em encontrar profissionais especializados. O número é maior do que a média global, de 75%, e hoje o Brasil é o nono país que mais enfrenta o problema, atrás desde outras nações emergentes, como a Índia, e de países desenvolvidos, como Portugal.

A cada ano, as empresas têm mais dificuldades para preencher vagas, desde as mais simples até algumas funções que exigem maior preparo e formação.

Essas dificuldades estão relacionadas ao avanço e desenvolvimento da tecnologia, que cada vez mais exige o melhor da competência humana. A mão de obra qualificada não é só formação e execução de atividades, mas comportamentos e habilidades humanas que podem fazer a diferença.

VLT RIO - Foto: Luiz Martins

Essa escassez de profissionais qualificados acontece em todos os setores, principalmente nas indústrias, construção civil, infraestrutura, entre outros. Os setores de ferrovia e metrovia, estão com muita dificuldades de encontrar profissionais qualificados.

Linha de Transmissão - Foto: Luiz Martins

A falta de investimentos na infraestrutura, ocasionou a escassez de trabalhadores qualificados no setor. Atualmente, o Brasil precisa de portos, estradas, ferrovias e aeroportos.

O Brasil enfrenta um problema a mais, além da falta de mão de obra que outras nações também tem dificuldade, no Brasil tem aumentado a quantidade de profissionais qualificados que se aposenta, e outros que emigram em busca de oportunidades em outros países.

Mas não é só o Brasil que sofre com a falta de mão de obra qualificada. Confira abaixo, as áreas com maior escassez de profissionais qualificados atualmente:

Bancos e finanças (86%)

Ti e tecnologia (84%)

Indústria (84%)

Construção civil (76%)

Restaurantes e hotelaria (66%)

Educação, saúde e governo (80%)

Logística (79%)

Infraestrutura (80%)

Setor Elétrico (70%)

Confira o ranking atual de países com maior falta de mão de obra:

Taiwan (88%)

Portugal (85%)

Singapura (84%)

China (83%)

Hong Kong (83%)

Índia (83%)

Romênia (82%)

Austrália (81%)

Brasil (81%)

Espanha (80%)

(Por Luiz Martins) 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template