quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Mais um legado olímpico na cidade do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou o Parque das Figueiras, na Lagoa, com 18 mil metros quadrados. A área, completamente revitalizada, abrigou as instalações de remo e canoagem dos Jogos Rio 2016, e é mais um legado olímpico para a cidade.


O parque conta com 500 metros de ciclovia, 40 bicicletários, brinquedos infantis, espreguiçadeiras, Academia da Terceira Idade (ATI), duas estações de ginástica, estação Bike Rio e uma base da Guarda Municipal. O plantio de 190 árvores nativas da Mata Atlântica e a manutenção das já existentes, incluindo três figueiras gigantescas, que serve para descanso e piquenique.

O projeto permite que o público tenha acesso gratuito ao local, que permaneceu privado por mais de 40 anos. Entre os empreendimentos que funcionaram ali estão à academia Estação do Corpo e a Boate Praia. A área foi devolvida à prefeitura em dezembro de 2012, quando começou a demolição da academia. Em 2013, foi cedida à FIFA para a Copa das Confederações e, por ser bem avaliada como central logística voltou a ser solicitada pela FIFA para a Copa do Mundo de 2014. Este ano, as modalidades olímpicas e paralímpicas de remo e canoagem também utilizaram o espaço. Os tapumes que cercavam o parque foram retirados.

A criatividade é a marca principal do Parque das Figueiras. Brinquedos e bancos foram feitos com troncos de árvores que tombaram após fortes rajadas de vento; e mosaicos desenvolvidos sobre manilhas que serviram originalmente para enrolar cabos de energia viraram mesas para os frequentadores do parque.

As obras do parque foram realizadas em duas fases. A primeira foi concluída em 2015 e incluiu a demolição das áreas da Estação do Corpo e da Boate Praia, drenagem, iluminação e a pavimentação. Técnicos da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) nivelaram e asfaltaram toda a área, com a supervisão e parceria da Empresa Olímpica Municipal (EOM).

É mais um importante legado deixado pelas Olimpíadas.

Fonte: RMC




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template