terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Nossa natureza pede socorro.

É preciso sede de educação e consciência para não ficarmos sem água.

Desde sempre, ouvimos falar que temos que preservar as nascentes, pois se elas secarem não teremos como sobreviver. Não existe fabricação de água. 


Após estudos sobre solos, alerta-se sobre tudo que pode acontecer, se não cuidarmos de nossas nascentes e rios. Muito se fala na preservação da natureza, mas pouco se faz de concreto. Diversos fatores contribuem para que os rios sequem e, em todos eles, o ser humano está presente. 



A natureza recicla a água no ciclo hidrológico, mantendo o movimento contínuo das águas nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera. Esse movimento é alimentado pela força da gravidade e pela energia do sol, que provocam a evaporação das águas dos oceanos e dos continentes. O processo depende da conservação do que está à volta. Um dos maiores motivos que faz a nascente secar é a derrubada de árvores. Se as nascentes secam, os rios e lagos morrem, e as cidades têm problemas de abastecimento.

O segundo motivo que faz com que rios e lagos sequem é a falta de cuidados com as correntes dos rios. A colocação de lixos nos rios contribui para que as águas sejam represadas e disseminadas pelo caminho. Ao longo de caminhadas fotográficas pelo Brasil, nosso jornalista Luiz Martins fez alguns registros de rios, lagos e nascentes, percebendo que onde as reservas florestais foram preservadas, as nascentes estão intactas e os rios continuam fluindo normalmente. Da mesma forma, os pássaros, aves e animais também são preservados, pois os lagos são pontos de parada de aves migratórias, além de ser fonte de água para as espécies de animais ameaçadas de extinção. 



Outro fator que contribuiu para a escassez de água foi retirada de água de rios para o abastecimento de mineração e agricultura sem o controle devido. Em muitas cidades, os pescadores perderam o seu meio de sustento devido ao descontrole e a falta de conservação ambiental. 

Exemplo a ser seguido


Como conservar? Em primeiro lugar, a educação já é um bom começo. Nos lugares onde a educação prevalece os rios e lagos estão conservados. Um exemplo é Lumiar, município de Nova Friburgo/RJ, lá os rios e lagoas estão presentes em todos os cantos. 




Algumas cidades do Sul são exemplos preservam a natureza, pois a maioria das cidades é cercada por rios, cachoeiras e lagos. A educação começa não jogando dejetos nos ralos de casa e nos da rua, que dificultam os sistemas de escoamento. 



Segundo lugar, envolvimento e comprometimento. É preciso se envolver com o assunto, buscando informações sobre as necessidades da conservação dos rios e as necessidades que temos desses mesmos rios e preservar as matas ciliares nas margens dos mesmos. 


As matas ciliares garantem a qualidade da água, a vida selvagem e evitam que os restos de detritos de esgotos cheguem até os rios. Elas reduzem a erosão, filtram a poluição e proporcionam sombra e proteção aos animais e peixes que vivem em rios e lagoas. Quem sabe um dia não teremos mais rios secos?

Foto/Reprodução: Luiz Martins.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template