sexta-feira, 16 de junho de 2017

Parque Municipal do Gericinó - Lazer com Natureza

Imagine uma grande área com milhares de hectares de natureza preservada, com estradas e trilhas para caminhadas, onde você pode sentir o ar puro da natureza e ainda contar com áreas de picnic e muito mais. Isto é o Parque Municipal de Gericinó, em Nilópolis no Rio de Janeiro.

O Parque Municipal de Gericinó, também conhecido como Parque Natural do Gericinó, é uma unidade de conservação de proteção integral criada pelo Governo Municipal de Nilópolis na região cedida pela CIG (Centro de Instrução do Gericinó) pertencente ao Exército Brasileiro. Sua área é de 1.003.458.60 km² sendo dividida em zonas para uma melhor caracterização do ambiente. O Parque está localizado a cerca de 1km Área de Proteção Ambiental (APA) de Gericinó-Mendanha, que tem início na cota de 100m do maciço, e tem sua topografia delimitada pela Serra do Mendanha.

A Prefeitura de Nilópolis está realizando diversas ações no Parque através da Secretaria de Meio Ambiente. O Parque conta com iluminação para a área de lazer e é patrulhado dia e noite, o que dá segurança aos seus visitantes. Com uma beleza natural fascinante, o Parque Municipal do Gericinó se transformou em um local familiar e, diariamente, diversas pessoas frequentam o local. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente oferece aos seus visitantes diversas atividades dentro do Parque, como treinamento funcional, ginástica, aulas de artesanato, horto e outras atividades. Recentemente, foi inaugurada a Trilha Educativa Ambiental para as crianças. 


Horto Municipal - Brigada de Salvamento Florestal Ambiental.

O Parque ainda possui um Horto Florestal com grande quantidade de mudas e plantas que servem ao Parque. O instrutor Everaldo da Brigada de Salvamento é um dos responsáveis pelo reflorestamento. Ele cuida das mudas das diversas espécies de árvores que são plantadas no local. Além de suprir plantas para o Parque, as mudas são de espécies nativas da Mata Atlântica, como pau-brasil, jatobá e ipê.


As Unidades de Conservação, como as que existem dentro do Parque de Gericinó, são áreas criadas com o objetivo de preservar e proteger o patrimônio natural e cultural do país, mantendo as características naturais nos processos ecológicos e na biodiversidade. A proteção dessas áreas é muito importante, pois preserva a mata nativa que abriga muitos animais ameaçados de extinção. Essas florestas contribuem para a fertilidade do solo, retêm as água das chuvas e protegem as nascentes de rios e mananciais, além de controlar a temperatura e umidade melhorando a qualidade de vida da população. 

Como um laboratório vivo, o Parque do Gericinó desenvolve diversas atividades educativas e recreativas. Seus atrativos e contato com diferentes ecossistemas, contribuem para a conscientização ambiental.



Para realização desta matéria, a equipe do Jornal Impacto contou com o apoio das seguintes pessoas:

  • Gisele - Gurda Municipal,
  • Everaldo - Instrutor do Horto Municipal,
  • Fernando Spala - Morador local.
Matéria e fotos: Luiz Martins (luizgmartins2@gmail.com)

O acesso ao Parque é feito pela Rua João Mendonça, Nilópolis - RJ




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template