domingo, 21 de outubro de 2018

QUESTÃO DE ÉTICA


Os fatos relevantes são notícias que o povo gosta e precisa ver, mas nem sempre o que as emissoras de TV, rádios, jornais, revistas  e redes de relacionamentos divulgam são verdades.

As Associações de Jornalistas determinam um conjunto de normas e procedimentos éticos que regem a atividade do jornalismo, ou seja, conduta desejável esperada dos profissionais que divulgam notícias.

Todas notícias devem ser tratadas dentro dos princípios da conduta ética e profissional, tendo como objetivo principal oferecer boa qualidade de informação e satisfazer aos eleitores com conteúdos verdadeiros.

O Código de Ética rege a conduta profissional do jornalista e dos veículos de comunicação. Com base na conduta ética, antes de divulgar qualquer notícia, tem que se verificar a fonte e se a notícia é verdadeira.

No entanto, a cada dia, temos a sensação que este conceito foi abolido na prática profissional de alguns jornalistas e responsáveis por meios de comunicação.

Não só nas redes sociais, mas se tornou comum ver nos jornais e TVs, notícias tendenciosas, pejorativas, que visam beneficiar uma das partes ou mesmo mascarar a verdade dos fatos. Essas informações têm como objetivos interesses escusos que geralmente caminham em sentido contrário ao Código de Ética do jornalista.

Baseando-se no art. 6º do Código de Ética, a conduta profissional, o exercício da profissão do jornalista é uma atividade de natureza social e com finalidade pública, subordinada, portanto, ao Código de Ética. Código que constantemente tem sido desrespeitado.

O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos e os seus trabalhos devem estar pautados, em todos os meios de comunicação, pela precisão da apuração dos acontecimentos e sua correta informação.

O Jornal Impacto, com os seus 25 anos de idade, considera os valores morais e éticos essenciais para o bom desempenho do exercício da profissão e, consequentemente, de seus profissionais.

Embora ultrapassado pelos modais de divulgação de notícias atuais, o Impacto considera que a ética na divulgação de fatos não foi superada e continua transmitindo somente fatos que  levam ao conhecimento dos leitores os males praticados contra o povo, como o descaso em relação aos direitos e deveres dos cidadãos. Nossa proposta é continuar trabalhando com responsabilidade para que a nossa missão seja alcançada plenamente.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

1 coment�rios:

Adi J.C. Musskoff. disse...

"A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.".
(Gabriel García Márquez).

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template