sexta-feira, 22 de março de 2019

Somos todos responsáveis pela água do planeta


Hoje (22/03), dia mundial da água, mais de 1,8 bilhão de pessoas estão sendo afetadas pela escassez de água. A fonte responsável pela vida no planeta, nunca esteve tão distante de algumas pessoas. Na medida em que a população global aumenta, a quantidade de água doce diminui no mundo. Entre as causas consideradas, as alterações nos padrões climáticos que provocam secas localizadas,  são as que mais contribui para a falta d'água. Estima-se que o aumento na demanda por água doce para uso agrícola, industrial e doméstico aumente nos próximos anos, mas o suprimento de água não aumenta no mesmo ritmo da demanda. Até 2030, os cientistas preveem que haverá uma lacuna de 40% entre a quantidade necessária e o volume disponível de água.

Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual. Inúmeras regiões do planeta já estão marcadas pela escassez e pelo estresse hídrico - desequilíbrio entre demanda e oferta de água, causado, entre outros fatores, pela contaminação dos recursos. Esse quadro vem gerando disputas e conflitos. Além de usar o tema da água sob o ângulo da sustentabilidade, já que sem ela não é possível ter vida na Terra.

Quantidade de água no planeta - A maior parte de água na Terra é salgada. Somente 3% da água disponível no mundo é doce, e a maioria está congelada em geleiras e nas calotas de gelo. Somente 0,5% do suprimento de água existente no mundo está disponível para uso.

Quem são os usuários de água doce?

Aproximadamente 69% de toda a água doce utilizada no mundo é empregada para fins agrícolas, um número que aumenta para mais de 90% na maioria dos países em desenvolvimento, com a previsão de aumentar em cerca de 20% o consumo de água em fazendas em todo o mundo até 2050.

As áreas urbanas também empregam uma grande quantidade de água, e isso está desafiando ainda mais os recursos do planeta. Um dos primeiros passos para termos um fornecimento confiável de água doce no futuro é renovar a infraestrutura atual de distribuição de água.

Desperdício -  Mais de 80% dos efluentes no mundo,  e mais de 95% em países em desenvolvimento,  são lançados no ambiente sem qualquer tipo de tratamento. Cientistas estão procurando encontrar uma forma de reutilizar os efluentes e transformá-los em uma fonte confiável de água, independentemente de secas sazonais e instabilidades climáticas, e atender a picos de demanda de água.

Assim sendo, vamos aproveitar o dia mundial da água, para preservar o bem mais preciso do planeta Terra.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template