sábado, 13 de junho de 2020

Arte Urbana - Talentos Descobertos.

Considera-se Arte Urbana toda manifestação cultural nas ruas, como pinturas, esculturas, instalações, intervenções artísticas, entre outras. Esse tipo de arte não costuma seguir padrão estético, pois cada artista possui um propósito individual que fomenta sua criatividade.

Foto: Luiz Martins
A maioria dessas manifestações surgiu como alternativas de comunicação, denúncia e até mesmo renda para as pessoas que vivem em periferias, onde suas condições de vida são difíceis e suas vozes nem sempre são ouvidas.

Atividade Legal.


Foto: Luiz Martins
Apesar de ser uma atividade regulamentada pela Lei 5.429 de 2012, os artistas de rua ainda enfrentam resistência para se apresentar nos espaços públicos. 


Foto: Luiz Martins
A lei, que foi criada com objetivo de garantir, aos artistas de rua, a liberdade de se apresentarem nos espaços públicos, define as ruas como espaço democrático para as mais variadas manifestações da cultura popular e a livre expressão artística é uma garantia constitucional.


Foto: Luiz Martins
Apesar disso, os artistas de rua sofrem com a descriminação e repressão por parte de autoridades e muitos acabam tendo seu material de trabalho apreendido ou sendo dispersos em nome da "ordem pública". Isso não deveria acontecer, pois a lei do município do Rio de Janeiro, por exemplo, foi criada visando resguardar a liberdade artística nas ruas da cidade e evitar perseguição.


Ocupando espaço.

Em todas as cidades do mundo, há artistas urbanos. Eles estão nos sinais vermelhos, nas praças, nas calçadas, nos transportes, entre outros locais públicos.


Foto: Luiz Martins
Muitos artistas enxergam as ruas como oportunidade para começar ou até mesmo para aperfeiçoar a sua arte. 


Foto: Bruna Martins
Seja cantando, tocando, na apresentação corporal, na pintura, no grafite, nos poemas, etc. São profissionais que não têm a oportunidade de se apresentarem em outros locais apropriados, como teatros ou casa de shows, e encontram na rua seu palco principal.


Foto: Luiz Martins
Fazendo história.

Os artistas de rua já se expressavam desde a época da Grécia Antiga, passando pela Idade Média e continuam até os dias atuais. Uma arte que está mais perto das pessoas e que deveria ser mais respeitada e mais valorizada.


Foto: Luiz Martins
Esses artistas se dedicam ao máximo para mostrar suas habilidades, são pessoas dignas apresentando sua arte e mostrando o seu trabalho. Portanto, a lei deve ser colocada em prática com mais rigor para garantir aos artistas urbanos a oportunidade de sua expressão artística.


Foto: Luiz Martins
Por tudo isso, o Jornal Impacto parabeniza todos os Artistas Urbanos e abre espaço em suas mídias àqueles que fazem do cotidiano um espetáculo para o povo.
(Por Luiz Martins)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template