sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Vem sonhar pra viver até chegar em Lumiar.

Em parceria Nova Friburgo, o Rio Media Center levou jornalistas em sua segunda Press Trip pela cidade, desta vez em Lumiar, uma das mais simpáticas localidades da região serrana.

Simpática, simples e bela Lumiar.

Lumiar é o quinto distrito de Nova Friburgo e tem uma das maiores atividades turísticas da cidade. A natureza em Lumiar é exuberante, pois é possível desfrutar dela através de passeios a pé, caminhadas ecológicas, esportes radicais, passeios de jipe e passeios a cavalo. A canção “Lumiar”, composta por Beto Guedes em 1978 e regravada por Roupa Nova, ajudou o distrito a se integrar ao restante do município e chamou atenção dos visitantes para seus atrativos. O sucesso da música produziu muitas mudanças na vida da comunidade e aumentou significativamente o número de turistas. O movimento de visitantes em Lumiar também aumentou muito após o asfaltamento da Estrada Serra-Mar, que liga Mury (Nova Friburgo) a Casimiro de Abreu, passando por Lumiar. A maioria dos turistas chega na cidade nos finais de semana e nos feriados. Estima-se que Lumiar tenha atualmente cerca de 5.000 habitantes. Lumiar também está ligada à Região dos Lagos através da Estrada Serra Mar, totalmente asfaltada. 

"Amor, Lumiar, pra viver, pra gostar, pra chover."

Lumiar recebeu os jornalistas no Restaurante Armazém da Serra com um delicioso café da manhã e com músicas tocadas por sanfoneiros local. Em seguida, os jornalistas foram à Jabiraca´s Tour, do proprietário Sérgio e foram conhecer Lumiar Aventura. Acompanhados por Heberson Teixeira Lamblet, o Bel, os jornalistas caminharam por uma trilha até chegar ao encontro dos rios, onde puderam registrar belas cachoeiras e um visual fantástico.

Café da manhã no Restaurante Armazém da Serra.
Jabiraca's Tour.
Uma das lindas cachoeiras da região.

Após o registro desses locais, os jornalistas visitaram o Camping Cantinho Doce, um camping familiar, onde os visitantes podem desfrutar do conforto da vida interiorana. Os proprietários, Renata e Valdinei, são pessoas muito simpáticas e fazem um trabalho muito interessante em defesa do meio ambiente. A família faz replantio de árvores e cuida da preservação dos rios. O local é ideal para quem gosta de viver uma experiência junto a natureza. 

Um belo local para curtir a natureza.

O almoço dos jornalistas foi Bar do Vovô com uma bela feijoada oferecida pelo Polo Gastronômico de Lumiar e São Pedro da Serra. Depois da feijoada, os jornalistas foram conhecer a Galeria de Arte de Luiz Murce, que faz um trabalho espetacular em pintura. Em seguida, visitaram a Capela de São Pedro, a igreja mais antiga de Nova Friburgo.

Bar do Vovô.
Uma das muitas artes da Galeria Luiz Murce.
A igreja mais antiga de Nova Friburgo.

À noite, os jornalistas foram recebidos no Bräun & Bräun, um restaurante alemão diferenciado que oferece variados pratos tradicionais da cozinha suíça-alemã e frutos das criações da casa. O proprietário, Jorge Brauniger, um simpático senhor, ofereceu aos jornalistas um excelente happy hour acompanhado das diversas marcas de cervejas que o restaurante possui. "O Bräun & Bräun tem três compromissos: a qualidade do que serve, o ambiente bonito e aconchegante que proporciona e a gentileza e eficiência do serviço que oferece", afirmou Jorge Brauniger. Esses três princípios estão presentes nos produtos, no atendimento e nos nossos pratos. Há vinhos de 10 países, representando 35 vinícolas diferentes, a carta atende bem às exigências mais sofisticadas e proporciona alternativas adequadas a harmonização com os pratos. O local ainda oferece mais de 350 opções de cervejas dentre nacionais e estrangeiras, prontas para serem consumidas na temperatura certa e nos copos adequados aos diferentes tipos da bebida. O lugar é lindo e aconchegante e vale a pena ser visitado.

Um restaurante típico alemão que, com certeza, merece sua visita.
Terminando o primeiro dia de registro jornalístico em Lumiar, os jornalistas se hospedaram em hotéis no centro de Nova Friburgo. Representando o Jornal Impacto, os jornalistas Luiz Martins e Elias Ribeiro ficaram hospedados no Hotel Bucsky. O Bucsky é um dos melhores hotéis de Nova Friburgo e está cercado por fascinante natureza.

A bela vista do Hotel Bucsky.

No segundo dia da Press Trip, os jornalistas foram ao Parque Cão Sentado. Coordenado por Ronaldo Amorim, o local é uma unidade de conservação privatizada e tem como principal objetivo à preservação dos ecossistemas presentes nesta área de Mata Atlântica. O Parque proporciona aos seus visitantes atividades de lazer e esportes e possui diversas trilhas com lindas grutas, cavernas e lagos onde funciona o pesque-pague e o pesque-devolva. A pedra na forma de um cão sentado, fica a 1.111 metros de altitude e só tem acesso pela trilha. Para se ter uma ideia da altura, o Cristo Redentor fica a 709 metros de altura. Existem áreas de Montanhismo que são restritas aos esportistas com conhecimento de escaladas ou para grupos de escaladores acompanhados de um condutor. Vale a pena conferir a paisagem do mirante, onde se pode apreciar a Pedra do Cão Sentado.

Pedra na forma de um cão sentado.

Depois da caminhada pelas trilhas do Cão Sentado, os jornalistas foram almoçar no Restaurante do Fripaintball que fica no alto do Teleférico de Nova Friburgo. Além da melhor vista da cidade, o local tem diversas opções de lazer, como patins no gelo, boliche e, claro, paintball, entre outras.
Visão da cidade a partir do alto do teleférico.

Após o almoço, os jornalistas visitaram a Doceria Sader, um local com uma linda história de superação e sucesso. Localizada na Rua General Osório, 04 - centro de Nova Friburgo, a loja de doce Sader foi quase toda danificada na tragédia de 2011. O proprietário da loja, Sr. Gilberto, a reestruturou e, hoje, a loja está linda novamente. Gilberto foi um dos escolhidos para carregar a tocha na cidade, pois ele representa bem o município por estar sempre envolvido nos assuntos relacionados ao turismo e no desenvolvimento da cidade. Gilberto presenteou os jornalistas com o seus maravilhosos doces com uma qualidade inigualável, sem contar com a cordialidade de todos da loja. Sucesso, Gilberto! Você merece todo nosso respeito. 

Jornalistas do Jornal Impacto com Sr. Gilberto.

A despedia dos jornalistas foi na fábrica de cerveja Veg Bier, uma cerveja artesanal muito boa. A história da Veg Bier começou com a união de três amigos cervejeiros e apreciadores de uma boa cerveja que tiveram a coragem de fazer cerveja em panela. Hoje, os amigos possui uma cervejaria bem localizada na Av. Walter Machado Thedin, 5390 - Mury - Nova Friburgo. A tradição milenar e a curiosidade se misturam e fermentam para criar uma cerveja especial para pessoas exclusivas.

Os donos da Veg Bier e parte da fábrica de cervejas artesanais.

Definitivamente, conhecer Lumiar foi sensacional. As pessoas e os lugares merecem sua visita. Agradecemos a todos que proporcionaram o sucesso dessa Press Trip, principalmente ao secretário de turismo, Nauro Grehs, que esteve com a gente o tempo todo. Sem sombra de dúvida, foi um encontro realmente especial, pois atingimos o nosso objetivo principal que é divulgar com satisfação a beleza e as riquezas culturais de um lugar belíssimo.

Os jornalistas que participaram da Press Trip de Lumiar.

Para mais informações, dicas, fotos e notícias, fiquem atentos ao Jornal Impacto. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template